Lorena, a prima da Caipirinha

Lorena é um drink com a mesma base de uma caipirinha, mas método de preparo e de servir bem diferentes. E uma pitada de picância…

lorena

Esse drink chegou pra mim no meio de uma lista do Best Of Life chamada “Os 10 melhores coquetéis para celebrar o dia da cachaça“. Porque sim, aparentemente existe um dia da cachaça na gringa… E claro que o primeiro da lista é uma caipirinha, e os seguintes são vários drinks interessantes, quase todos com ingredientes vistos como tipicamente brasileiros.

E no meio deles eu encontrei o A Lorena, criado por Mike Neff do Ward III (bar de Nova York). A base realmente é a mesma da caipirinha: limão e cachaça. Mas no lugar do açúcar entra o licor de laranja, que tanto no original quanto aqui é o Cointreau. Você pode usar qualquer licor de laranja que preferir, incluindo o caseiro. Mas o que mais diferencia esse drink é a pimenta macerada junto das bebidas. E infelizmente é justamente esse ingrediente que eu pulei.

É que a única pimenta que tinha aqui em casa é uma conserva meio antigo e meio problemática por ser forte demais. Confesso que fiquei com medo. Acabou que meu drink não ficou apimentado. Mas pra compensar, fiz a borda de sal ganhar essa picância que estava faltando. No lugar da pimenta entrou a páprica picante. Você pode usar outros temperos picantes, incluindo a própria pimenta calabresa. Mas não deixe de fazer, porque mesmo sem a pimenta esse drink ficou muito interessante!

lorena

Atualização: em 2022 refiz esse drink, disposta a conseguir um pouco de picância na bebida em si. Mas ainda sem coragem de macerar uma pimenta ali no meio… O que fiz foi pingar algumas gotinhas de molho de pimenta no drink, antes de bater com o gelo, como faria com um bitter. O resultado foi uma sensação de calor na boca toda a cada gole da bebida. Pra mim ficou na medida e muito mais interessante! Então fica a dica de 3 formas de servir:

– com a borda de páprica pra quem não gosta de pimenta
– com gotinhas de molho pra quem não tem costume
– e com a pimenta inteira, esmagada e misturada no drink, pra quem tem intimidade com pimentas.

Ainda nas mudanças, como dessa vez usei realmente o legume, ignorei a borda e apenas enfeitei com uma pimenta espetada num palito.

Lorena – original aqui

2 doses de cachaça
3/4 dose de limão
3/4 dose de Cointreau
Sal e páprica pro copo – opcional
Molho de pimenta – opcional
1 pimenta inteira – opcional
Gelo

  • Se for ignorar a pimenta e o molho, prepare a borda de sal e páprica: molhe a borda da taça com limão e passe na mistura de temperos para cobrir toda a borda. Deixe de lado alguns minutos para secar.
  • Se for usar a pimenta inteira: esmague a pimenta na coqueteleira, junte os outros ingredientes e bata com bastante gelo. Coe em uma taça rasa e enfeite com uma pimenta na borda.
  • Se for usar o molho: junte os ingredientes, menos o molho de pimenta, numa coqueteleira e bata com gelo. Coe em uma taça rasa, acrescente algumas gotinhas de molho de pimenta e enfeite com uma pimenta inteira.

——————————-
Em 2015: Biscoitinhos Crocantes
Em 2017: Torta de chocolate com café
Em 2019: Tim Tam