Sorvete de milho finalmente no #cozinhajunina

Sorvete de milho caseiro, super cremoso e fácil de fazer, pra quem tá curtindo o São João com dias ensolarados!

sorvete de milho

Já tem muito tempo que eu tava querendo fazer um sorvete de milho verde, desde que eu peguei um bocado de curau e coloquei numa forminha de picolé. Aliás, eu sei que curau não é o tipo de receita que sobra muito, mas salve um pouquinho e deixe no congelador. Fica uma delícia! Só não fica melhor do que sorvete de milho mesmo.

E embora seja uma receita bem simples, eu quis dar uma pesquisada e acabei encontrando várias receitas diferentes. Das mais simples com apenas milho, leite e açúcar, até algumas mais complexas com melhoradores artificiais. Decidi usar sim melhoradores, mas nenhum artificial. É por isso que na receita abaixo você vai ver leite em pó e vodka. Os dois são opcionais, mas os dois ajudam a deixa seu sorvete de milho mais cremoso.

Isso porque o que deixa o sorvete cremoso é fazer os cristais de gelo sumirem. O açúcar ajuda nisso, mas não dá pra ficar aumentando a quantidade pra sempre. E o creme de leite e o leite também ajudam, já que a gordura e a proteína aumentam a cremosidade. Mas junto com eles vem água, que aumenta os cristais de gelo. Daí o leite em pó. Não é essencial mas, se você tiver em casa, é legal usar.

O outro atalho é a vodka. E qualquer bebida alcoólica já que a ideia aqui é baixar o ponto de congelamento, o que ajuda a evitar aquele bloco de gelo sabor milho. Já que a vodka tem um sabor bem neutro eu prefiro ela. Mas, como o que dá o efeito é o álcool, não dá pra acrescentar na panela; então quem não consome álcool, talvez prefira pular esse ingrediente. Da mesma forma que com o leite em pó: não é essencial, mas ajuda.

Ufa, acho que é isso. Se você se interessou por fazer sorvetes em casa, ali no canto direito do site você pode garantir um ebook só com receitas de sorvetes, picolés e afins.
E se você tá aqui pelas receitas juninas, não esquece de seguir a #cozinhajunina nas redes sociais pra não perder nenhuma receita!

sorvete de milho

Sorvete de Milho – inspirado aqui

4 xícaras de milho verde
2 xícaras de creme de leite sem soro – duas latas
1 xícara de leite
1 1/2 xícara de açúcar
4 gemas
4 colheres sopa de leite em pó *
1 dose de vodka *

*opcionais e tem mais sobre eles no texto acima

Junte o milho e o leite no liquidificador e bata até formar um creme meio homogêneo. Coe essa mistura ou em uma peneira fina ou com um pano desses de fazer queijo.
(eu uso um pedaço grande de voal pra coar esse tipo de coisa)
Descarte a polpa de milho, ou use em outra receita, e use o liquido coado pra essa receita.

Em uma panela junte as gemas com o açúcar e misture até ficar homogêneo. Junte o leite em pó, o creme de leite e o sumo de milho coado. Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre, até formar um creme liso. Retire do fogo e deixe esfriar. Você pode misturar o creme em um banho-maria invertido, ou pode cobrir com plástico, encostando no creme, e deixar na geladeira até esfriar.

Com o creme gelado misture a vodka e bata na sorveteira de acordo com as instruções dela. Ou bata novamente no banho-maria invertido até o creme começar a congelar na forma de sorvete. Transfira para um pote com tampa e deixe no congelador pelo menos umas 8h.

——————————
Em 2015: Verrine Bicolor
Em 2016: Arroz Doce com chocolate branco
Em 2018: Milk Shake de Paçoca