Verrine bicolor, ou pavê moleza

Verrine é um prato servido em copos ou taças pequenos (wikipedia mas tá valendo). Sobremesa verrine é meio que o pavê individual. Camada camada camada, texturas diferentes e servida em porções pequenas. É o suprassumo da tentativa de fugir da piada do pavê. E é uma delícia! rs

A gente já teve por aqui uma taça bicolor com creme de maracujá e mousse de chocolate. Mas a de hoje é um pouco mais simples. Receita para aquele fim de semana em que você quer sobremesa mas tá com preguiça de cozinhar… As duas cores são meio que truque já que é tudo o mesmo creme. Basta acrescentar chocolate em metade e voilá: dois cremes diferentes.

O biscoito champanhe, típico desse tipo de sobremesa, pode ser o comprado pronto. Mas pra quem (eu) tá fugindo de todo aditivo industrial desconhecido, semana passada apareceu por aqui a receita pra fazer em casa. É muuito fácil e vale fazer com antecedência e guardar num pote bem fechado pra quando quiser usar.

O toque mais diferente foi o licor que usei pra molhar os biscoitos (receita aqui). É o tipo de coisa que eu tento sempre ter em casa. Pra quem ainda não fez vale qualquer licor comprado pronto. Vale cachaça aromatizada. Vale rum. Vale até leite gente. Vai do sabor que você quiser acrescentar no pavê verrine.

As castanhas de caju por cima nem entraram na receita. São só uma firulinha mesmo porque gosto de sempre ter uma crocância em sobremesa. Vale finalizar cada taça com elas, morangos, raspas de chocolate, biscoito quebrado… imagina aí, faz e manda uma foto! 😉

Verrine Bicolor

1 litro de leite
3 colheres sopa de amido de milho
3 gemas
1 xícara de açúcar
1 colher chá de essência de baunilha
50g de chocolate meio amargo picado
1 receita de biscoitos champanhe – ou 1 pacote
calda para molhar os biscoitos*

* para molhar os biscoitos pode ser qualquer coisa que você goste. O mais normal é uma calda simples de 1 parte de água para uma de açúcar. Eu saborizei a minha com uma colher de licor de laranja. Vale qualquer outra bebida alcoólica. Pra quem não quiser nada mais doce o leite é uma boa opção.

Dissolva o amido de milho em uma parte do leite e transfira para uma panela alta. Junte o restante do leite, o açúcar e as gemas. Tem gente que gosta de peneirar as gemas para o gosto ficar mais suave. Nas vezes que eu fiz não senti diferença, então eu pulo essa parte. Leve ao fogo médio e vá mexendo sempre até começar a engrossar. Acrescente a baunilha e deixe cozinhar, mexendo sempre, mais um pouco até ficar na consistência de um mingau mole.

Divida esse creme em duas partes e misture uma com o chocolate picado. Cubra ambas as partes com filme plástico encostando no creme para não deixar formar película. Deixe amornar antes de montar as verrines. Isso vai impedir o biscoito de desmanchar completamente.

Para montar separe a mistura escolhida para molhar os biscoitos. Comece colocando uma camada do creme de chocolate em cada taça, molhe alguns pedaços de biscoitos na mistura separada e coloque sobre o creme. Cubra com uma camada do creme branco e depois mais biscoito molhado. Vá intercalando até completar as taças, deixando algum creme por último.

Se quiser vale colocar alguma cobertura/enfeite por cima também. Leve à geladeira antes de servir, por no mínimo 3 horas, preferencialmente por uma noite inteira.

Salvar

Salvar