Tratado de Paris – conhaque com chá

Tratado de Paris é um drink delicado e com aromas suaves que tem um local de origem e um mistério quanto ao nome.

tratado de paris

E claro que eu só fui ver que não tinha uma linha sobre o motivo do nome depois de ter feito o drink, gostado, fotografado, e decidido fazer um post… Mas como isso nunca impediu uma receita de aparecer por aqui, hoje temos um Tratado de Paris à moda de Ouro Branco.

O drink originalmente é feito com chá earl grey, que eu nunca acho por aqui. Mas como já tinha experimentado uma troca simples no chocolate londrino, e gostado, resolvi repetir aqui: no lugar do earl grey entram chá preto e casca de mexerica. Os taninos continuam presentes, junto do aroma cítrico suave da mexerica. Claro, se você preferir outro chá, ou tiver acesso ao earl grey, imagino que dê pra brincar um bocado com os sabores.

Além dessa mudança, eu ignorei o champanhe que deveria finalizar o drink. Ele já ficou uma delícia sem nada borbulhante diluindo o cocktail. Mas se você prefere drinks menos doces, o espumante pode ser uma boa pedida. Não tem medida, é só completar a taça com ele. Outra mudança foi a troca da clara crua pela albumina. Tenho gostado muito de usa-la para drinks com essa espuma, mas acho a clara uma boa opção também. E sim, dá pra fazer o drink sem nenhuma das duas, ele só vai ficar um pouco menos suave e cremoso.

Por último, o chá seco que enfeita o drink. Eu apenas abri o saquinho de chá e espalhei um pouco sobre a espuma. Não atrapalha na hora de beber e ainda contribui com mais perfume. Mas sim, é opcional.

Ah, o local de origem? O Four Seasons de Dallas. Quem fez o original foi Griffin Lawler. Só faltou contar o motivo do nome…

Tratado de Paris – original aqui

1 1/2 dose de conhaque
1 1/2 dose de xarope de chá preto*
3/4 dose de laranja
2 colheres chá de albumina
2 colheres chá de água

Misture a albumina com a água até conseguir uma pasta homogênea. Junte os demais ingredientes e bata em uma coqueteleira sem gelo por 1min. Junte algumas pedras de gelo e bata novamente até tudo ficar gelado. Coe em uma taça rasa e enfeite com um pouco do chá seco.

* para fazer o xarope de chá aqueça 1/2 xícara de água até ferver. Desligue o fogo e junte 1 saquinho de chá preto e um pedaço de casca de mexerica. Tampe e deixe descansar por 4 minutos. Retire o saquinho de chá, acrescente 1/2 xícara de açúcar e ferva em fogo baixo até o açúcar dissolver. Espere esfriar antes de usar.

——————————
Em 2014: Medialunas argentinas
Em 2015: Drink de maçã verde
Em 2017: Massa de Pizza da Annabel
Em 2019: Brookies