Picarones, bolinhos fritos de abóbora

Picarones são bolinhos fritos, parecidos com donuts ou bolinhos de chuva, mas feitos com abóbora ou batata doce. E servidos com calda pra ficar mais delícia ainda!

picarones

Então tá, vamos do começo: estava eu procurando receitas típicas de outros países sul americanos. E aí, pouco depois de descobrir as sopaipillas, achei esses tais picarones. Eles são uma massa frita muito simples, algo entre um donut e um bolinho de chuva, mas com a base de abóbora cozida e amassada. Também vi muitas versões com batata doce no lugar da abóbora, e cheguei a ver uma que misturava as duas. O que elas tinham em comum era sempre ser no formato de rosquinha.

Pesquisando mais percebi que, como muitas outras receitas típicas, a “tipicidade” é disputada por pelo menos dois países: Chile e Peru. E claro não tem uma história comprovada de origem, embora diga-se que eles foram um jeito de baratear a feitura de boñuelos. (Não vou entrar em detalhes de boñuelos, mas eles são os primos-irmãos do nosso bolinho de chuva.)

Acabou que escolhi uma versão Chilena pra experimentar, com base de purê de abóbora e servida com calda de Chancaca. Eu tenho quase certeza que chancaca é rapadura mas, como não tinha em casa, acabei fazendo a calda com base de melado mesmo. Ficou gostoso também, principalmente porque a massa não é muito doce, então a calda complementa bem. Pra quem não gosta de melado nem de rapadura, tem caldas feitas com mel que também não tem como não serem gostosas.

Pra quem prefere doces mais sequinhos, acho que passar no açúcar ou no açúcar com canela dá um bom resultado também.

Por último, o modo de fazer a rosquinha. Eu gostei do jeito descrito na receita original, tentei e deu bem certo. Então é como eu descrevi na receita abaixo. Mas se você achar complicado faça rosquinhas mais tradicionais enrolando uma corda de massa e juntando as duas pontas. Vai dar certo também.

picarones

Picarones – original aqui

400g de abóbora
4 xícaras de farinha de trigo – mais ou menos
1 colher sopa de fermento em pó
1 ovo
3 colheres sopa de açúcar
óleo para fritar

1/2 xícara de melado
4 cravos
2 colheres sopa de raspas de laranja
1/4 xícara de café forte
500ml de água
2 colheres sopa de amido de milho
1/4 xícara de água fria

Asse a abóbora, descasque e amasse até formar um purê. Se não for possível assar, cozinhe no vapor; e se isso não for possível, então cozinhe na água mesmo. E se não quiser amassar, passe no processador até ficar homogêneo.

Misture o purê de abóbora com o ovo e o açúcar. Então junte metade da farinha e o fermento e misture bem. Vá adicionando o restante da farinha e amassando até conseguir uma bola de massa coesa. Não precisa ser uma massa muito firme, mas precisa estar firme o bastante para você manipular ligeiramente. E ela pode estar ligeiramente grudenta, se problema. Cubra com um plástico e deixe descansar por 30min.

Enquanto isso comece a preparar a calda. Em um panela junte o melado, os cravos, o café, as raspas de laranja e a água e leve ao fogo alto até começar a ferver. Baixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhando para formar uma calda rala. Quando o líquido tiver começado a engrossar, dissolva o amido na água fria e junte ele na calda, mexendo bem. Deixe no fogo até que o amido cozinhe e a textura da calda mude para algo mais grosso. Desligue o fogo e ela está pronta.

Com a massa descansada esquente uma panela com cerca de 3-4 dedos de óleo. Enfarinhe suas mãos e pegue uma pequena porção de massa, do tamanho de uma bola de golfe. Faça um bolinha, fure com o dedão formando uma rosquinha. Então rode essa rosquinha com dois dedos, aumentando o furo central. Transfira para a panela de óleo e frite até dourar. Transfira para uma peneira de metal para escorrer o excesso de óleo, ou para um prato com papel toalha. Agora repita isso com toda a massa. Na hora de servir passe os picarones na calda e pronto. Ou sirva uma bandeja de picarones junto de uma tigelinha de calda para que cada um mergulhe o seu.

—————————-
Em 2014: Arroz doce
Em 2015: Brownie com feijão
Em 2016: Xarope de Morango