Sidecar de Tangerina para o Halloween

Sidecar é um drink considerado inesquecível pelo IBA, mas que ganha uma versão especial com tangerina e gengibre hoje.

sidecar de tangerina

A versão original do Sidecar tem conhaque, licor de laranja e limão e é servido gelado mas sem pedras de gelo. Essa versão segue a linha na apresentação mas troca o licor de laranja por suco de tangerina e calda de gengibre. Essa combinação garante que o drink não fique muito ácido, mas sim muito, muito perfumado!

Tangerina, mexerica, bergamota… os nomes variam e você pode usar qualquer variedade, embora eu ache que a (aqui) chamada de carioca seja a mais gostosa pra drinks.

E pra não sair do clima do dia das bruxas, a borda da taça foi coberta com açúcar colorido. Você deve encontrar esse açúcar, em todas as cores, pra comprar em lojas de material pra confeitaria. Mas eu queria tentar colorir em casa. Depois de alguns testes o que deu mais certo pra mim foi esse passo a passo:

Misturei um pouco de açúcar refinado com corante preto e espalhei sobre um prato em uma camada fina. Deixei secar de um dia pro outro até ele formar uma placa. Quebrei tudo e soquei os pedaços num pilão até ficar um pó de novo. Mas ele fica cinza quando é quebrado, então eu repeti essa operação mais 2 vezes até conseguir o tom que eu queria. Depois de pronto o açúcar durou pelo menos 2 semana num vidro fechado sem ficar úmido de novo.

Sidecar de Tangerina – original aqui

90ml de tangerina
15ml de limão
45ml de conhaque
20ml de calda de gengibre
Açúcar preto e calda para a taça

Prepare uma taça rasa passando um pouco de calda na borda e cobrindo com o açúcar colorido.
Junte todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e bata por alguns segundos. Coe na taça preparada e sirva em seguida.

——————————
Em 2014: Cupcake de Teia
Em 2015: Canapés de Aranha
Em 2017: Brigadeiros de Abóbora
Em 2019: Monster Cookies