Brigadeiros de Abóbora – #cozinhadebruxa

Brigadeiros de abóbora pra deixar qualquer mesa de aniversário mais aterrorizante! Ou pra comer vendo um filme também…

brigadeiros de abóbora

Preciso dizer que essa receita foi uma surpresa pra lá de agradável! Eu imaginava que brigadeiros de abóbora seriam gostosos, principalmente porque eu amo doce de abóbora. E se um ingrediente já fica bom na forma de doce de compota, como não ficaria delicioso na forma de brigadeiro?

Mas o caso é que ficou bem melhor do que a expectativa! O sabor ficou bem parecido com o doce de abóbora mais tradicional, só que a textura ficou bem melhor. O combo leite condensado + chocolate branco geram uma cremosidade que a compota não tem! E por mais que tenha cozido o doce na panela por um bom tempo, ele não ficou puxa. Firme o bastante pra manter a forma de abóbora bonitinho, mas sem puxar quando a gente morde.

Aqui ficam as desculpas pra quem adora brigadeiro puxa (não é meu caso); talvez, se vocês deixarem mais tempo ainda no fogo, possa acabar ficando…

brigadeiro de abóbora

E por falar em chocolate branco, ele entra por conta da regra da casa: docinho só com leite condensado é docinho; docinho com leite condensado e chocolate (qualquer tipo) é brigadeiro. E calma gente, essa regra é invenção minha pra ter ordem nos nomes das receitas aqui. Eu sei que essa é uma discussão mais acalorada no mundo aí fora… De qualquer jeito,brigadeiros ou docinhos, façam. A ideia pode parecer meio maluca pra quem não cresceu comendo compota, mas quem é fã do doce tradicional sabe: vale super a pena!

Agora, eu preciso deixar um aviso: eu tentei fazer com outras abóboras, e a textura ficou bem diferente. Eu gosto mesmo é do brigadeiro feito com a abóbora pescoço (que aqui a gente chama de abóbora de porco). Com morangas ele fica mais massudo e mais mole ao mesmo tempo. Sei lá, pode ser preciosismo meu… Eu gosto quando posso falar que tal receita funciona de qualquer jeito. Mas não  acho que seja o caso aqui.

Também vou aproveitar e contar que o açúcar cristal não vai funcionar muito bem em dias úmidos e pode começar a melar. Então se for o caso por aí meu conselho é um confeito de açúcar cor de laranja, e bem delicado. Tipo aquelas mini miçangas. Ainda assim, se você usou o açúcar e viu que o brigadeiro tá começando a melar: quando isso acontece comigo eu deixo eles na geladeira, num prato sem tampar. Isso vai meio que desidratar os brigadeiros e ajudar com esse problema. Não resolve completamente mas ajuda.

brigadeiro de abóbora

brigadeiro de abóbora

Brigadeiro de Abóbora

Ingredientes
  

  • 400 g abóbora pesada já descascada
  • 1 lata leite condensado (395g)
  • 100 g chocolate branco
  • açúcar cristal ou confeitos alaranjados
  • cravos opcional

Instruções
 

  • Cozinhe a abóbora no vapor e processe até obter um creme homogêneo.
  • Leve esse creme para uma panela e aqueça, mexendo sempre, para secar um pouco o líquido, até ficar um creme mais firme.
  • Junte o leite condensado e o chocolate branco a esse creme de abóbora e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até o brigadeiro soltar da panela.
  • Transfira para um prato e depois que esfriar cubra com um filme plástico e leve pra gelar por algumas horas.
  • Enrole os brigadeiros, passe no açúcar ou nos confeitos e coloque em forminhas alaranjadas. Com uma faca sem serra faça marcações nos brigadeiros, imitando os gomos da abóbora. Pra finalizar coloque um cravo, de cabeça pra baixo, bem no topo de cada brigadeiro.

 

————————–

Em 2014: Cupcakes de Teia
Em 2015: Canapés de Aranha

Salvar

Salvar