Cupcake de teia – Halloween 2014

Cupcake de teia é uma receita meio que super básica: bolo de chocolate coberto com chocolate. A graça fica na decoração feita com as coberturas para parecer uma teia, outra ideia que volta e meia vemos nos Pinterests da vida. A diferença dessa é que eu vejo em época de Halloween e em temas de festa infantil, basta um bonequinho do homem aranha em cima do bolo e pronto.
cupcake de teia

Na primeira tentativa eu fiz uma cobertura beem molenga, e aí o resultado é uma cara meio derretida meio monstrenga. Se preferir esse tipo de acabamento é só aumentar um pouquinho a quantidade de leite na receita abaixo. Para um cupcake de teia mais certinha é só seguir a receita exatamente como está!

Cupcake de teia

bolo
xícara de 120ml

1 xícara de farinha de trigo cheia1/2 xícara de açúcar refinado
3/4 xícara de chocolate em pó – aquele do padre
1 ovo grande
1 colher chá de fermento em pó
2 colheres sopa de óleo
3/4 xícara de água
opcionais:
2 cravos
1cm de gengibre
1cm de canela

Leve a água para ferver com os cravos, a canela e o gengibre.
Em uma tigela misture todos os ingredientes secos. Acrescente o óleo e o ovo e misture até formar uma farofa. Coe os temperos da água fervente, e junte-a à massa. Misture até ficar homogêneo.
Transfira para forminhas de cupcakes, rendem 8 bolinhos, e leve ao forno a 180° por cerca de 30minutos.

Coberturas de chocolate
50g de chocolate meio amargo
100g de chocolate branco
3 colheres sopa de leite integral

Esquente o leite e coloque 2 colheres em uma tigela junto do chocolate branco picado. Misture até que o chocolate derreta e fique homogêneo.
Repita o processo com 1 colher de leite e o chocolate meio amargo.
Deixe esfriar para ficar mais cremoso.
Cubra os bolinhos com o chocolate branco e desenhe a teia com o chocolate meio amargo. Para isso faça um cone com papel manteiga (passo-a-passo nesse vídeo) e preencha com o chocolate. Ou use um saco de confeiteiro com um bico simples e pequeno. Desenhe um x e uma + no topo do seu cupcake; e então faça voltinhas ligando cada reta. Se você for a falta de jeito em pessoa, como eu, mantenha o pulso erguido para não estragar o lado já pronto… Leve a geladeira até que a cobertura firme.

*Se você tiver muita dificuldade de lidar com a cobertura também dá pra fazer uma versão simplificada. Deixe o chocolate mais molinho, e faça apenas 3 círculos concêntricos no topo do cupcake; então com um palito trace retas ligando esses círculos.

 

Salvar

Salvar

Salvar