Biscoitinhos de Canela super crocantes

Biscoitinhos de canela, super crocantes, docinhos e pequenos, no tamanho ideal pra ativar o efeito pipoca!

biscoitinhos de canela

Sabe aquele lance de pipoca de a gente ir comendo uma atrás da outra sem parar? Chama efeito pipoca, e funciona com outros alimentos também. Normalmente coisas pequenas e crocantes, tipo petiscos. E é isso que acontece com esses biscoitinhos: eles são muito crocantes mesmo, com uma massa que parece que folhou, ligeiramente doces mas não muito, e do tamanho de uma mordida.

Só que o que inspirou essa receita não foi um petisco ou pipoca, foi um cereal matinal. O nome dele é toast crunch e eles são pequenos quadradinhos bem crocantes também. Existem alguns sabores diferentes, entre eles o de canela. A receita que eu vi foi uma versão caseira desse cereal. Só que vendo a receita dá pra perceber que é na verdade um biscoito com uma massa muito simples que e basicamente farinha e manteiga. Eu acabei escolhendo chamar de biscoitinhos de canela mesmo porque não acho que esse cereal seja famoso o bastante por aqui pra essa associação acontecer de forma fácil.

E o grande ponto dessa receita é só não deixar a manteiga amolecer. O que não é muito fácil em pleno verão de um país tropical. Então eu adicionei dois pequenos passos. Primeiro, a manteiga que já estava gelada ficou uns 10min no congelador, pra garantir que não ia amolecer. Segundo, depois de abrir a massa, que é quando ela mais esquenta, eu deixo no congelador por mais uns 15min. Além de garantir os pedaços de manteiga na massa, ela ainda fica bem firme e isso facilita na hora de cortar.

É claro que se você estiver em um local frio, ou mesmo uma cozinha com ar condicionado, não precisa preocupar tanto com isso. E o último ponto é o açúcar escolhido. Eu preferi o refinado para um resultado bem delicado. Você pode usar o cristal para uma casquinha ainda mais crocante. E eu nunca testei com o mascavo, mas acho que a maior diferença vai ser o sabor ligeiramente mais caramelado e a cor um pouco mais escura.

biscoitinhos de canela

Biscoitinhos de Canela – original aqui

1 1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 colher chá de sal
120g de manteiga gelada*
1/4 xícara de água
30g de manteiga derretida
1/4 xícara de açúcar refinado ou cristal
1 1/2 colher chá de canela em pó

*se o dia estiver quente deixe a manteiga uns 10min no congelador antes de usar

Misture a farinha com o sal; pique a manteiga gelada em cubinhos e misture na farinha formando uma espécie de farofa. Vá adicionando a água aos poucos e misturando até conseguir juntar tudo em uma massa coesa. Em uma superfície enfarinhada abra a massa em um retângulo bem fininho, com cerca de 2mm no máximo. Se o dia estiver quente transfira a massa para um papel manteiga e leve para o congelador por uns 15min.

Pincele toda a massa com a manteiga derretida. Misture o açúcar com a canela e polvilhe sobre a massa. Aperte ligeiramente com as mãos apenas para grudar o açúcar na massa. E então corte tudo em quadradinhos de uns 2cm. Espalhe os quadradinhos para que eles não encostem uns nos outros. Eu usei duas assadeiras, uma com o papel manteiga e outra com um tapete de silicone, e as duas funcionaram bem. Leve para o forno a 180C até que eles dourem. Espere esfriar antes de guardar numa lata para que não murchem.

——————————
Em 2015: Bolo de chocolate sem gordura
Em 2016: Torta de Pernil
Em 2018: Ginger Ale caseira