Ginger Ale um refrigerante caseiro

Ginger Ale é um refrigerante gringo, feito a base de gengibre, e que hoje ganha versão caseira por aqui!

Tem um bom tempo que ando curiosa sobre o tal Ginger Ale, principalmente porque já vi uma pá de drinks feitos com esse refrigerante. Normalmente eu substituo por soda limonada e torço pro drink ficar gostoso. Mas, depois desse post da Carla do Outra Cozinha, eu fiquei sonhando em fazer minha própria versão.

Pode ter a ver com minha paixão por fermentação claramente exibida com meus experimentos com levain? Pode.

Hoje vou deixar a versão da receita que fez mais sucesso aqui em casa, feita com açúcar refinado e fermentada por apenas 24h. Mas por favor, visite o post original porque lá ela explicou direitinho cada ingrediente, sua razão de existir na receita e como você pode brincar com ela. E essa é a filosofia por aqui também, certo? Brinque com a receita, adapte pra sua realidade! Troque o açúcar refinado por mascavo ou por mel. Deixe fermentando mais tempo, acrescente um tempero ou outro…

Agora, algumas coisas que não acho uma boa ideia mudar.

  • Primeiro: Não retire o limão. Eu usei o limão capeta e você pode trocar por qualquer outro, mas não ignore esse ingrediente. Ambientes ácidos são importantes para a fermentação ser segura, e no final o refrigerante não fica mega ácido.
  • Segundo: faça sua Ginger Ale em uma garrafa de vidro das grandes. Eu fiz a mesma medida que a Carla e usei a mesma garrafa que ela porque não quis arriscar. O espaço grande na garrafa é importante pra aguentar a produção de gás. E fique de olho na tampa, quando ela estufar abra ligeiramente para deixar o excesso de gás sair e feche bem novamente. Tem quem faça fermentação em pets. Pra isso é preciso não encher a garrafa e apertar ela antes de tampar, pra ela ficar amassada. A produção de gás vai desamassar a garrafa, mas fique de olho para não ter uma explosão de refrigerante na sua cozinha. 😉
  • Última dica: num dos testes que eu fiz, tentei picar o gengibre em vez de ralar. Mas não gostei muito do resultado, ficou sem graça. Então tire um tempo pra ralar o gengibre porque vale a pena.
Ginger Ale – original aqui

1 pedaço de gengibre de cerca de 3cm
1/4 xícara de limão
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher sopa de fermento biológico seco
1L de água*

*filtrada em filtro de barro ou mineral é melhor, mas não essencial

Descasque e rale o gengibre. Junte com os demais ingredientes em uma garrafa onde caibam pelo menos 2-3L e que seja de vidro. Deixe essa mistura descansar por 24h, mas depois de 12h libere um pouco a pressão da garrafa abrindo a tampa só pro gás sair e fechando novamente. Passadas as 24h leve a garrafa para a geladeira. Na hora de servir lembre de coar para não cair nenhum pedacinho de gengibre no copo.

Importante: Essa receita tem muitas variações, então leia o texto acima para não correr nenhum risco e entender certas particularidades. O link da receita original tem ainda mais informação e eu realmente te aconselho a passar lá também!

——————————-
Em 2015: Bolo de chocolate (quase) sem gordura
Em 2016: Torta de pernil