Sorvete vegano de chocolate

Sorvete Vegano de Chocolate com Kahlua bem cremoso e com explicação sobre estabilidade, cremosidade e mais…

sorvete vegano de chocolate

E parece que eu tô fazendo propaganda, então deixa eu tratar de cumprir logo essas promessas! Estava eu com um restinho de kahlua caseiro na geladeira que tinha sobrado de um certo bolo de chocolate. Foi quando topei com esse sorvete vegano de chocolate, com base de leite de coco, outro ingrediente que tava sobrando na geladeira. Deduzi que só podia ser o destino e fui experimentar.

E é claro que eu mudei algumas coisas tipo trocar parte da água por mais leite de coco. Mas eu não gostei muito do resultado… Ele realmente ficou bem cremoso, e eu dou todo o crédito pro leite de coco e pro álcool presente no kahlua, mas super instável. Sabe quando você coloca o sorvete na boca e ele derrete IMEDIATAMENTE virando água? Eu queria um sorvete cremoso que tivesse mais consistência. Então fiz uma versão com amido de milho, e aí sim conseguir a textura que eu queria! Ele continuou cremoso, o sabor não alterou em nada, mas ele parou de derreter e “virar água” só de olhar pra ele. Pra quem não é fã de amido de milho: dá pra usar qualquer “gelatinizante”. Vale trocar o amido por farinha de trigo, polvilho, fécula, tapioca… Eu não vou garantir as quantidades e o sabores porque não testei com todo mundo, mas sei que a mesma quantidade de farinha funciona bem.

Ainda entre as mudanças que você pode fazer no seu sorvete, tem o kahlua e o chocolate. Sim, esse sorvete tem um leve teor alcoólico; cerca de 1 colher de sopa de rum pra quase 1L de sorvete. Aqui em casa eu nem considero isso alcoólico, mas minhas regras só se aplicam a minha cozinha. Então o que você pode fazer é: ignorar totalmente o kahlua e fazer um sorvete de chocolate ou trocar o kahlua por café e manter o sabor parecido mas sem o rum. O álcool ajuda sim na cremosidade do sorvete ajudando a evitar cristais de gelo, mas não é como se ficasse inviável sem ele.

Por último, o chocolate usado no sorvete. Existem várias marcas de chocolate vegano e qualquer uma vai funcionar, então aqui não tem muito segredo. Quanto ao chocolate em pó, o que eu uso é apenas cacau e açúcar em proporções iguais. Ou seja, dá pra você simplesmente trocar por esses dois ingredientes e pronto!

sorvete vegano de chocolate

Sorvete vegano de Chocolate – original aqui

3 xícaras de leite de coco – uso caseiro
1/2 xícara de açúcar – qualquer um
1/2 xícara de chocolate em pó*
150g de chocolate em barra
1/4 xícara de kahlua – receita aqui
1/4 xícara de amido de milho*

*mais sobre esses ingredientes no texto

Misture o amido com o açúcar e o chocolate em pó e acrescente o leite de coco aos poucos para ir dissolvendo sem empelotar. Pique o chocolate em barra e junte na mistura. Leve ao fogo médio e vá misturando até cozinhar e engrossar, formando um creme. Desligue o fogo e deixe tampado na geladeira por alguma horas ou até o dia seguinte. Misture o kahlua e deixe rodar uma sorveteira conforme as instruções dela, até formar o sorvete.

Se não tiver uma sorveteira depois de misturar o kahlua prepare um banho-maria invertido. Separe duas vasilhas que caibam uma dentro da outra. Na maior coloque cubos de gelo e um pouco de água gelada. Coloque a segunda vasilha por cima de forma que ela fique pela metade envolta pelo gelo. Coloque o creme nessa vasilha e bata com uma batedeira de mão até o sorvete de formar. Com o fouet funciona mas demora muito mais e por isso é preciso ir trocando a água conforme o gelo derrete.

Com o sorvete pronto transfira para a vasilha em que for guardar e deixe no congelador pelo menos umas 4h antes de servir.

—————————–
Em 2015: Levain
Em 2016: Brownie de Chocolate e Abóbora
Em 2018: Batida de Kiwi