Bolo invertido de maçã – versão vegana

A versão vegana de um bolo invertido de maçã que já teve receita aqui no site, e sem nenhum ingrediente difícil de encontrar por aí!

bolo maçã versão vegana

Em agosto esse site tirou mini férias e no youtube publicamos apenas receitas antigas que não tinham vídeo ou precisavam de fotos novas. Entre elas estava o bolo invertido de maçã, um bolo amanteigado com fatias de maçã e caramelo no topo. E aí, num comentário desse vídeo veio o pedido para uma versão vegana. E foi quando eu comecei a apanhar.

Eu queria um bolo vegano, que fosse bem basicão, sem ingredientes caros ou difíceis de encontrar e, claro, que continuasse com uma textura tão leve e úmida quanto a do outro bolo. Foram algumas tentativas até acertar as proporções mas finalmente temos a versão vegana do bolo invertido de maçãs! Com alguns detalhes…

Primeiro, as substituições. Essa massa fica muito úmida no forno por isso não recomendo trocar o açúcar por mascavo, mas tudo bem trocar por cristal. O vinagre que eu usei foi um que eu mesma fiz com cascas de abacaxi seguindo a receita da Cristal Muniz. Mas normalmente eu troco por vinagre de maçã sem problema. E finalmente a maçã. É claro que dá pra usar a sua favorita ou a que tiver em casa e isso não vai atrapalhar o bolo. Mas a dica que eu sempre dou pra usar maçãs em bolos e tortas é preferir as mais ácidas pois assim os sabores se equilibram.

E falando nas maçãs, a coisa que eu faria diferente nesse bolo da foto. Eu não queria dois bolos invertidos com fotos iguais, então resolvi arrumar as maçãs do fundo da forma de um jeito diferente do primeiro bolo. Só que o jeito que eu arrumei acabou não sendo dos melhores, a massa se infiltrou entre as maçãs e não formou um mosaico bonitão e bem definido igual é comum nesses bolos invertidos. Mas aí, fica a dica pra você: é só cortar as maçãs em gomos finos e arrumar como uma flor, pra garantir um topo mais arrumadinho. Vou deixar no fim do texto o vídeo do bolo não vegano que mostra esse tipo de arrumação.

bolo maçã versão vegana

Bolo invertido de maçã – versão vegana

1 3/4 xícara de farinha de trigo
1 colher chá e bicarbonato de sódio
1/2 colher chá de sal
1 xícara de açúcar refinado
1 xícara de água
5 colheres de óleo vegetal
2 colheres chá de vinagre*
1 maçã pequena*
1/4 xícara de açúcar cristal
sumo de 1 limão
1/2 colher chá de canela – opcional

*mais sobre esses ingredientes no texto acima

Primeiro prepare uma forma redonda de 15cm com fundo falso: unte a forma com óleo e cubra o fundo com um disco de papel manteiga untado também. Então cubra o lado exterior do fundo da forma com papel alumínio para evitar vazamentos.

Então pique as maçãs como preferir e cubra com o limão. Retire qualquer excesso de líquido e cubra com o açúcar cristal e a canela, se for usar. Espalhe sobre o fundo da forma formando o desenho que preferir. Eu falo mais sobre essa disposição no texto acima.

E uma vasilha misture a farinha com o açúcar refinado, o sal e o bicarbonato. Em outra misture a água, o óleo e o vinagre. Junte os conteúdos das duas vasilhas e misture apenas até formar uma massa homogênea. Delicadamente cubra as maçãs com essa massa e leve ao forno a 180C até assar completamente.

Caso o seu bolo doure antes de assar (o meu fez isso), cubra a forma com papel alumínio, fazendo uma cabaninha que vai proteger o o topo do bolo enquanto ele acaba de assar. Desenforme ainda quente para que o caramelo não grude na forma depois de frio.

Vídeo do bolo não vegano mostrando outro jeito de arranjar as maçãs no fundo da forma:

—————————-
Em 2015: Palitos de Tomate
Em 2016: Doce de Leite de colher
Em 2018: Pérsia Sour