Caramelo com castanhas e limão

Caramelo com castanhas que era pra ser um torrone mas que deu errado e aí virou um caramelo que deu certo…rs

caramelo com castanhas

Já virou uma tradição que todo fim de ano eu tento fazer um torrone que não precise de termômetro. Eu poderia me contentar com as receitas que já tem e que usam termômetro? Poderia; mas eu sempre fico curiosa pra experimentar fazer essas receitas antigas sem aparatos novos. Mas então eu poderia tentar fazer ao longo do ano pra chegar em dezembro já com a receita encontrada, testada e aprovada? Poderia claro! Mas qual seria a graça?

A desse ano, você já deve ter percebido pelo título do post, não deu certo. Mesmo! A textura, a cor, o aroma, tudo ficou diferente dos torrones que eu já experimentei. E teria sido uma perda de tempo… Se não tivesse virado um caramelo tão gostoso!

caramelo com castanhas

Eu adoro doces com mel porque gosto muito do sabor. Mas entendo que caramelo de mel é um trem que pode ficar doce demais muito fácil. E aí entram as raspas de limão. Eu usei o Tahiti que é beem aromático e o frescor dele equilibrou bem a doçura do caramelo. A textura é aquele puxa que gruda no dente e é até um pouco difícil de comer… Eu adoro!

Para um torrone foi um fiasco, mas para um caramelo com castanhas deu muito certo. Então resolvi que era uma boa ideia deixar a receita aqui. Se der errado como o meu você garante um caramelo. Se der certo consegue um torrone! A única mudança que eu faria seria diminuir a quantidade de castanhas. A receita pede 300g e foi o que eu usei; mas acho que 200g seriam o bastante para o doce ficar mais equilibrado.

Ah sim, caso você tenha um termômetro e tenha ficado com vontade de fazer torrone depois de ler esse texto, eu indico a receita da Technicolor Kitchen!

caramelo com castanhas

Caramelo com castanhas

200g de mel
125g (3/4 xícara) de açúcar refinado
1 clara
1 pitada de sal
raspas de 1 limão
200-300g de castanhas de caju*

*falo mais sobre isso no texto acima

Prepare uma forma de 10x18cm untando com óleo, forrando com filme plástico e untando o plástico também. Espalhe as castanhas em uma assadeira e deixe no forno bem baixinho, só pra que elas esquentem.

Em uma panela junte o mel e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo constantemente. Quando essa mistura começar a soltar do fundo da panela, tipo brigadeiro, desligue o fogo. Bata a clara até atingir ponto firme. Com o fogo ainda desligado misture o caramelo vigorosamente enquanto acrescenta uma colherada da clara em neve. Quando ela tiver sido incorporada adicione mais uma e continue mexendo vigorosamente. Repita até toda a clara estar misturada a caramelo. Religue o fogo, ainda baixo, e continue cozinhando e misturando.

Quando o caramelo voltar a soltar da panela troque o fouet por uma espátula. Desligue o fogo e em seguida misture nele o sal, as raspas de limão e as castanhas mornas. Misture tudo rapidamente e em seguida transfira para a forma preparada. Com uma espátula untada alise o máximo que der. Então cubra com mais um pedaço de filme plástico untado e aperte ligeiramente com as mãos para deixar mais liso. Deixe esfriar totalmente antes de desenformar e cortar.

—————————–
Em 2019: Biscoito de chocolate e menta