Gelatina espumante para o fim de ano

Gelatina Espumante bem fácil e adaptável que pode ser servida tanto como uma sobremesa levemente alcoólica quanto como um drink diferentão!

gelatina espumante

Esse é um drink/guloseima que eu sempre quis trazer pro Cozinha e que eu nunca soube em que categoria colocar. Mas achei que poderia ser uma ideia interessante para o último drink do ano (estamos no fim de 2020 enquanto escrevo esse texto).

Quando fui procurar ideias pra como fazer percebi que a maioria mistura sucos ou gelatinas saborizadas com um vinho espumante branco ou rosé. Mas eu queria que o sabor do espumante fosse a estrela, e não queria nenhum outro sabor sobressaindo. Então a primeira tentativa foi um pouco de espumante com gelatina em pó hidratada e só. E ficou horrível. Amargo demais!

E nem vou colocar a culpa no espumante já que ele puro era uma delícia. Seco sim, mas nem um pouco amargo. A solução pra mim, que não envolvia suco, foi adicionar um pouco de xarope de açúcar. Ele é um ingrediente básico nos drinks e é feito apenas fervendo quantidade iguais de água e açúcar até que ele dissolva.

A quantidade na receita abaixo foi o que funcionou pra um espumante rosé seco e pra que a gelatina não ficasse nem doce como uma geleia, nem seca como a bebida pura. Justamente esse equilíbrio entre uma sobremesa e um drink. É claro que você pode variar isso conforme o seu gosto. Da mesma forma dá pra variar muito com o espumante e com a apresentação. As tacinhas de licor e o açúcar dourado foram só um palpite. A partir daí dá pra brincar com o que tiver em casa!

gelatina espumante

Gelatina Espumante

1 colher chá de gelatina em pó sem sabor
5 colheres chá de água
100ml de espumante rosé
1/4 xícara xarope de açúcar
açúcar dourado para enfeitar*

Hidrate a gelatina na água e deixe descansar por 5min. Leve ao banho maria até ela ficar líquida. Misture na calda e depois adicione o espumante. Divida entre taças e leve para a geladeira até firmar. Antes de servir polvilhe o açúcar dourado por cima.

*Para fazer o açúcar dourado eu misturei açúcar cristal com corante dourado em pó.

——————————
Em 2019: Molho Glaceado