Batatas Assadas em fitas e com duas texturas

Batatas assadas em fitas pra conseguir um prato bonito e com duas texturas diferentes! E com opção vegana ou não pra escolher o que você preferir.

batatas assadas

Esse prato me conquistou pela foto e, em seguida, pela facilidade, mas claro que eu dei um jeito de facilitar ainda mais. É essencialmente um monte de batatas fatiadas, temperadas e arrumadas de uma certa forma em uma assadeira para então irem pro forno. O que acontece que é o jeito de arrumar as fatias de batata resulta em duas texturas bem diferentes. A parte de baixo de cada fatia fica beeem macia, quase cremosa. E a parte de cima fica bem tostadinha e crocante!

Já adianto que dá pra conseguir isso só colocando uma fatia do lado da outra, sem toda a firula das espirais. Mas todo esse trabalhado deixa o prato tão mais bonito que eu quis tentar, e achei mais fácil do que pode parecer a primeira vista. E falando em facilidade, eu acabei simplificando um pouco essas batatas assadas e, sem querer, deixando a receita vegana.

batatas assadas

A original usava azeite e manteiga para temperar as batatas. E na primeira vez que fiz eu segui essas instruções, além de pincelar as bordas com manteiga nos minutos finais do forno. Mas ignorei a parte de salpicar queijo por cima no final, tanto pelo sabor quanto pelo visual. E não senti falta do queijo, achei o prato gostoso na versão mais simples mesmo. Então na segunda vez resolvi tirar a manteiga também. E, pra falar a verdade, não senti diferença nenhuma.

Então a conclusão é: onde tá escrito azeite, pode ser qualquer gordura. Onde tá sal e alecrim pode ser qualquer tempero. E depois de mais testes eu venho contar se no lugar de batata dá pra ser outros vegetais também…

batatas assadas

Batatas Assadas em Fitas – original aqui

1kg de batata
1/2 xícara azeite
2 dentes de alho picadinhos
1 ramo de alecrim
raspas de 1 limão
sal e pimenta a gosto

Prepare uma vasilha grande enchendo pela metade com água fria e cubos de gelo.
Descasque e fatie as batatas, no sentido do comprimento, usando o lado fatiador de um ralador ou um mandolim (ou uma faca afiada se você confiar nas suas habilidades), o importante é cortar fatias finas o bastante para que fiquem maleáveis. A medida que for fatiando as batatas vá transferindo para a vasilha com água. Deixe de molho por 30min.

Passado esse tempo descarte a água e seque as fatias de batata com dois panos de prato. Em outra vasilha, ou na mesa já seca, misture o azeite com os outros ingredientes. Prove para acertar o sal. Acrescente as fatias de batata e misture bem para que todas sejam temperadas.

Forre uma travessa com cerca de 12x25cm com um pedaço grande de papel alumínio. Amasse o papel antes e deixe ele bem enrugado no fundo da travessa. As dobras do papel é que vão segurar as fatias de batata no lugar. Então comece a enrolar as fatias formando espirais e vá colocando de pé na travessa, uma do lado da outra. Preencha toda a travessa. Se tiver sobrado algum líquido na vasilha regue as batatas com ele. Então leve ao forno a 230C por uns 40min ou até que elas dourem.

Se o seu forno for ruim de dourar, como o meu, pincele um pouco de azeite nos topos das espirais no final do tempo de forno. Se tiver grill no seu forno também ajuda.

—————————–
Em 2015: Biscoito de Fubá e Limão
Em 2016: Bolo de Baunilha
Em 2017: Kahlua
Em 2020: Samosas Nigerianas