Sorvete de chocolate branco caramelizado

Sorvete de chocolate branco caramelizado, algumas dicas para um sorvete macio e, claro, como fazer o tal chocolate caramelizado!

sorvete de chocolate branco caramelizado

Já tem alguns meses que eu tenho visto receitas com chocolate branco caramelizado pipocando aqui e ali, principalmente em sites em inglês. E desde o início eu fiquei bem curiosa com esse processo de caramelizar o chocolate. Mas foi só quando eu vi esse sorvete de chocolate branco caramelizado que eu finalmente animei a experimentar! Só que claro eu mudei toda a base do sorvete e usei só a parte do chocolate igual a receita original…

Não é que a receita de sorvete dela seja ruim, eu sei que fica uma delícia e funciona muito bem. Pra ela basta misturar 1 lata de leite condensado com 600ml de creme fresco e bater. Só que eu nunca encontro creme fresco pra comprar, então de cara eu sabia que usaria outra base. Acabei escolhendo uma com base de gemas que eu tenho usado bastante e que acabou virando a minha favorita.

sorvete de chocolate branco caramelizado

Mas pra dizer a verdade qualquer base de sorvete de creme, que não seja muito doce, vai funcionar aqui. Isso porque a verdadeira estrela é o chocolate branco. Caramelizar é só deixar no forno baixinho até ele ficar dourado. E sim, isso demora. Eu confesso que deu dó gastar tanto gás pra fazer só isso. Acho que no futuro vou aproveitar quando for assar suspiros pra já deixar um chocolate por lá também e adiantar a vida.

Ainda nesse ingrediente, um ponto importante: na hora de misturar a segunda metade do chocolate no sorvete já gelado você pode escolher o tamanho dos pedaços que vão ficar. Se jogar muito chocolate de uma vez vão formar uns pedações; e se deixar o chocolate ir caindo num fio fino vão formar lasquinhas delicadas. Eu gosto de misturar os dois, e você pode fazer como preferir!

sorvete de chocolate branco caramelizado

Agora, sobre a vodka. Ela não é essencial pra essa receita, mas é algo que eu peguei costume de fazer. Explico. A maciez do sorvete depende do tamanho dos cristais de gelo que se formam na hora que ele vai pro congelador. A gordura e o açúcar são ingredientes que ajudam a deixar esses cristais menores. O álcool é outro, e por isso é preciso adicionar a vodka quando a mistura já tá gelada. E também é por isso que ela não é essencial. O máximo que pode acontecer é seu sorvete não ficar tããão cremoso quanto esse. Mas ele ainda vai ficar delicioso. E se você resolver usar não precisa preocupar com o sabor; o álcool não é perceptível e a vodka tem o sabor suave o bastante pra não aparecer.

Isso posto meu conselho é: se você vai servir esse sorvete pra menores, se na sua casa tem alguém que não pode com álcool ou se você não bebe e nem tem birita em casa: ignore essa parte da receita. Se você não se encaixa nessas opções e tem uma garrafa de vodka dando bobeira aí, acrescente ela (não a garrafa toda hein) na receita. E se você gosta de misturar bebidas na comida, tente trocar a vodka (sem sabor) por whiskey (com bastante sabor) e ganhe um sorvete de chocolate branco caramelizado ligeiramente diferente…

sorvete de chocolate branco caramelizado

Sorvete de Chocolate Branco caramelizado – original aqui

100g de chocolate branco ralado
2 xícaras de leite
3/4 xícara de açúcar
4 gemas
1 lata de creme de leite sem soro
1 colher sopa de amido de milho
2 colheres sopa de vodka*

Espalhe o chocolate sobre uma assadeira forrada com papel manteiga ou silicone. Leve ao forno a 180C com a porta entreaberta, ou a 160C se possível. Vai demorar, mas de 20 em 20min dê uma olhada e, se preciso, vire a assadeira. Quando ele começar a caramelizar passe a vigiar de 10 em 10min e misture o chocolate já derretido. Você pode deixar caramelizar pouco como eu ou deixar o chocolate escurecer um pouco mais. Reserve.

Em uma panela junte as gemas com o amido e o açúcar e misture bem. Junte o leite e o creme e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até cozinhar e formar um creme. Misture metade do chocolate e leve para gelar por algumas horas. Quando a mistura estiver bem gelada junte a vodka e bata na sorveteira de acordo com as instruções, ou em banho-maria invertido até o creme aerar e congelar e ficar com textura de sorvete. Nesse momento continue batendo e vá adicionando o restante do chocolate. Se ele tiver endurecido aqueça em banho maria antes. Salve um pouco para enfeitar o topo se quiser.

Transfira o sorvete para uma vasilha com tampa, faça um desenho com o chocolate restante, tampe e leve para o congelador por pelo menos 6h. Não precisa deixar fora da geladeira antes de servir.

*Opcional, eu falo mais sobre isso no texto acima

—————————–
Em 2016: Bicho de pé (o docinho)
Em 2017: Pesto
Em 2019: Mate com Rum