Bolo crepe de cenoura com brigadeiro

Bolo crepe de cenoura com recheio de brigadeiro pra pegar um sabor mega tradicional por aqui e apresentar num formato um pouco menos usual.

bolo crepe de cenoura com brigadeiro

A ideia desse bolo crepe veio justamente dos cupcakes de cenoura com brigadeiro. Eu fiquei com essa ideia de reproduzir combinações clássicas em formatos diferentes e em seguida pensei nesse bolo crepe de cenoura com brigadeiro. E assim, que combinação boa né?

Eu primeiro tentei fazer um crepe baseado nos crepes de beterraba que já fiz por aqui, mas achei que ficaram um pouco sem graça. Então na segunda tentativa usei a base do bolo de cenoura mas com proporções de crepe, e claro algumas modificações. Acabei gostando bastante tanto da textura quanto do sabor.

bolo crepe de cenoura com brigadeiro

Já o brigadeiro também precisou de duas versões pra eu acertar, apesar de não ter mudado nada na receita. O que eu errei na primeira vez foi o ponto mesmo. Tem que ser ponto de enrolar pro bolo poder parar de pé, mas da primeira vez eu deixei mais cremoso e o resultado foi um bolo crepe desabando na geladeira. Eu imagino que um recheio trufado daria muito mais estrutura pra esse bolo, mas não adianta, esse brigadeiro com chocolate em barra e creme é meu favorito desde o bolo crepe de (justamente) brigadeiro.

Pra finalizar esse post antes da receita, a decoração. Eu usei brigadeiros enrolados, mas vale repetir a dica que deixei no vídeo: se for empilhar qualquer coisa em cima do bolo, como eu fiz com os brigadeiros, deixe pra fazer isso na hora de servir pra que o peso deles não desestabilize o bolo.

bolo crepe de cenoura com brigadeiro

Bolo Crepe de Cenoura com Brigadeiro

400g de cenouras picadas
4 ovos
1/4 de xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de água

Junte as cenouras, os ovos e o açúcar e bata no liquidificador até conseguir um creme homogêneo. Transfira para uma vasilha com a farinha e misture ligeiramente. Acrescente a água e misture apenas até ficar homogêneo novamente. Leve para a geladeira, sem tampar, por 30min.

Unte uma frigideira de 15cm e leve ao fogo baixo. Espalhe 1/4 xícara da mistura de cenoura e deixe dourar, vire e deixe dourar do outro lado. Transfira o crepe para uma assadeira ou bandeja larga e repita com o restante da massa até conseguir todos os crepes.

1 lata de leite condensado
100g de chocolate
100g de creme de leite sem soro
granulado
brigadeiros para enfeitar – opcional

Pique o chocolate e junte com o creme de leite e o leite condensado; leve ao fogo médio, mexendo sempre, ato brigadeiro cozinhar e soltar do fundo da panela. Deixe esfriar completamente antes de usar.

Espalhe uma colherada de brigadeiro em cima de um crepe e ajeite no centro do prato em que for servir. Cubra cada crepe com uma colherada de brigadeiro e vá empilhando em cima do primeiro, formando o bolo. No ultimo crepe espalhe o brigadeiro e cubra com o chocolate granulado. Leve o bolo para gelar por algumas horas ou de um dia pro outro. Antes de servir você pode enfeitar com brigadeiros enrolados no topo ou deixar simples, apenas com o granulado.

——————————
Em 2015: Creme de Ervilha
Em 2017: Limonada com Mel