Mimosa de Cenoura, alcoólica ou não

Mimosa de Cenoura, em versão alcoólica ou não, pra celebrar a páscoa ou só descobrir um sabor de drink bem incomum, mas que é uma delícia!

mimosa de cenoura

Mimosa é um drink bem simples, só suco de laranja e espumante, e típico de brunchs, um café da manhã tardio que emenda com almoço e tem cara festiva. E essa mimosa de cenoura é basicamente isso mesmo: suco de cenoura com espumante. Só que aí entram alguns detalhes.

Primeiro que suco de cenoura não é algo comum de encontrar pra comprar pronto e adoçado. Então provavelmente você vai ter que fazer caseiro, igual eu fiz. A parte boa é que dá pra tanto escolher o quão doce vai ficar, quanto escolher qual a textura final. Eu queria um drink bem leve, por conta do espumante. Então bati um tanto de cenoura com meio tanto de água, tipo 1 xícara de cenoura com 1/2 xícara de água, no liquidificador. Mas aí passei tudo por uma peneira muito fina, ficando só com o suco mesmo, sem nada de polpa. Dá pra usar essa proporção e usar a polpa; dá pra usar um juicer e não acrescentar água; dá pra bater e coar num pano (igual leite de coco) pra ficar beeem fino mesmo; não tem certo ou errado, vai do que você preferir.

E o mesmo vale pro xarope. Eu uso um xarope simples: 1 parte de água fervida com 1 parte de açúcar. Dá pra usar mais ou menos xarope do que recomendado na receita abaixo; é só provar antes pra ver que proporção você prefere. E também dá pra saborizar esse xarope com vários temperos diferentes pra incrementar mais o drink. Uma dica? Cardamomo combina muito com cenoura, então colocar algumas sementes pra ferver junto do xarope funciona bem.

Por último, o espumante ou a água com gás pra versão não alcoólica. Eu não gosto de falar que tem que ser esse ou aquele, então o espumante que você gostar é o que vale. Mas eu usei um seco, então a quantidade de xarope ali é contando que o espumante não vai acrescentar dulçor no drink. O mesmo vale pra água com gás. Se você preferir usar soda limonada, que é adoçada, no lugar da água provavelmente vai fiar meio doce. E se preferir usar tônica vai virar um trem totalmente diferente e novo. Parabéns, você acabou de criar um drink novo!

Mimosas de Cenoura – original aqui

1 1/2 dose de suco de cenoura*
3/4 dose de xarope simples*
Espumante ou água com gás
gelo

*Mais sobre esses ingredientes no texto acima

Misture o xarope com o suco e algumas pedras de gelo. Coe em uma taça alta e complete com o espumante, ou a água com gás.
Você pode fazer o suco adoçado em quantidades maiores e deixar na geladeira por algumas horas antes de servir os drinks.

—————————-
Em 2015: Pudim de Padaria
Em 2018:Torta de Pão Salgada