Roti Jala, ou panquecas rendadas

Roti Jala, um tipo de panquequinhas rendadas muito fáceis de fazer, com poucos ingredientes e que acompanham muito bem vários tipos de molho!

roti jala

Eu ainda tô aprendendo sobre essas panquecas, mas o que já deu pra entender é que elas são comuns na Indonésia, na Malásia e em Singapura. Por lá elas são servidas em pequenas quantidades junto de uma tigelinha de molho, normalmente algum curry. Tem muito mais história por trás disso? Claro! Eu me sinto confortável dando uma aula sobre? Não…

Já vi histórias de que as roti jala teriam sido inspiradas nas redes dos pescadores, e por isso o seu formato todo rendado. Não achei uma fonte confiável contando essa história, pelo menos não mais confiável do que a Wikipedia. Então, por hora, prefiro ficar com as questões técnicas de como foi fazer esse prato numa cozinha no interior de Minas.

roti jala

Pra começar eu não sabia a textura adequada que a massa deveria ter; apenas que ela deveria escorrer mas não ser totalmente líquida. Baseada na minha experiência a textura ideal vai depender da ferramenta que você estiver usando pra fazer. E aí vai a segunda questão: essas panquecas são feitas com uma ferramenta própria que lembra muito o funil para fios de ovos. E é claro que eu não tenho isso aqui em casa. Dá pra comprar baratinho em lojas de confeitaria, mas eu resolvi tentar outras alternativas.

A que me parece mais prática é a bisnaga de ketchup/mostarda, dessas que a gente encontra(va) em lanchonete, sabe? Qualquer outro pote com esse bico na ponta resolve; por aqui encontro vários assim com mel, e só precisa prestar atenção no tamanho da abertura do bico. Na falta desses potes, eu usei um saco de confeiteiro com bico simples fino e deu bem certo. Foi meio trabalhoso porque precisei ir acertando a textura da massa pra ela sair pelo bico sem dificuldade e sem desespero. Mas a partir daí fica tranquilo.

E falando em fazer tudo, dessa vez achei melhor deixar uma sequência de fotos mostrando o passo a passo, além da descrição na receita. Ainda assim acho bom deixar claro: não importa muito como você vai fazer as espirais de massa, a roti jala dá certo. Tentei espirais pra dentro, pra fora, mais juntas, mais abertas, só um zigue zague pros dois sentidos, tudo funcionou.

roti jala

Roti Jala – original aqui e aqui

1 1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 colher chá de cúrcuma*
1/4 colher chá de sal
1 ovo
3/4 xícara de leite de coco
3/4 xícara de água

*também chamado açafrão da terra

Misture o leite de coco com a água e reserve. Em outra vasilha misture a farinha com a cúrcuma e o sal. Acrescente o ovo, comece a misturar e a adicionar a mistura de leite de coco. Vá misturando até todos os ingredientes estarem todos juntos e a massa homogênea.

Transfira a massa para uma bisnaga de bico fino, ou um saco de confeiteiro com bico fino*. Aqueça uma frigideira em fogo médio, untada com óleo. Com a bisnaga faça espirais de massa na frigideira. Deixe secar, mas não precisa dourar, e retire da frigideira.

Dobra as laterais do disco de massa pra deixar a lateral reta e então enrole, formando um charutinho. Repita com o restante da massa e sirva os roti jala com um molho quente.

*se você for usar o bico de confeiteiro fica a dica: eu mantive o saco de confeiteiro dentro de um copo alto dobrado pra que a duas extremidades ficassem pra cima.

 

—————————
Em 2017: Ninhos de Chocolate
Em 2019: Margarita de Chocolate