Buck, gingerbeer e cachaça – #cozinhajunina

Buck é uma mistura de cachaça, limão e gingerbeer, uma espécie de fermentado de gengibre e eu conto mais sobre isso nesse post!

buck

Na verdade, Buck é um tipo de drink, igual um martíni. Então se dá pra ter vodka martíni, dirty martíni, whiskey martíni, também dá pra ter vários tipos de buck dependendo da birita que você resolver usar. Um dos bucks mais famosos é o feito com vodka, que até ganhou nome próprio: Moscow Mule. E o nome parece que é uma referência a criação do drink!

Pelo visto ele é uma “corruptela” de um drink não alcoólico feito apenas com ginberbeer e limão e chamado Horse Neck (pescoço de cavalo). Depois de acrescentar a birita o cavalo ficaria bravo, virando um  Buck, que eu vou traduzir como “cavalo que dá coice ou pula”. Do mesmo jeito que o moscow mule tem esse nome por conta do coice da mula que a vodka proporciona…

E como estamos em plena #cozinhajunina é claro que a birita escolhida foi a cachaça. A mesma cachaça tradicional Rosa de Minas que eu usei na Caipirinha Suíça. E ainda fazendo esse drink ser bem da casa, e seguindo o mote do Cozinha, o gingerbeer foi caseiro. Existem dúvidas sobre quais as diferenças de um gingerbeer pra um ginger ale, a minha certeza é que eu não encontro nenhum dos dois pra comprar por aqui. Então sempre que um deles é pedido numa receita eu faço essa versão caseira, que pode ficar nada ou bem alcoólica dependendo da quantidade de açúcar e do tempo fermentando.

Por último, dois detalhes: eu adocei um pouco porque achei mais gostoso assim. Se você prefere drinks mais secos pode pular o xarope. E como bitter eu tenho usado ou Campari ou um extrato de mexerica, ambos funcionam muito bem aqui.

Buck – original aqui

1/2 dose de xarope simples
1 1/2 dose de cachaça
1/2 limão
120ml de gingerbeer – receita aqui
2 dashes de bitter

Em um copo alto cheio de gelo picado adicione os ingredientes na ordem em que estão. Misture ligeiramente com um canudo ou colher e sirva em seguida.

—————————
Em 2018: Bombom de Milho