Muffins de cranberry com laranja, ou não

Muffins de cranberry com laranja bem perfumados e que, na verdade, são uma desculpa pra falar sobre saborização…

muffins de cranberry

Tá esse muffins só existem por conta das trufas de chocolate branco caramelizado. Elas deviam ser uma receita que levava cranberries; deram errado logo no início e eu me vi com um pacotinho de cranberries secos sem receita pra usar. E cranberry é um trem muito raro aqui em casa pra eu não aproveitar em alguma receita!

Fui caçar um jeito de usar, achei esses muffins de cranberry e achei que seriam uma boa ideia. Mas conforme fui anotando a receita e me preparando pra fazer notei como eles também são uma boa base pra inventar com sabores. E isso é ótimo pra quem tá começando a cozinhar mas ainda não sente muita segurança pra sair inventando. Então aí vão algumas opções ótimas de substituições pra essa receita.

muffins de cranberry

Começando pela massa. O que dá sabor pra massa são raspas de laranja, então de primeira a gente pode trocar por raspas de limão ou mexerica (tangerina?) pra um sabor parecido mas diferente. Ainda nas pequenas mudanças dá pra ignorar as raspas e ficar com um bolinho “de nada”. Ou dá pra trocar por essência, de baunilha ou amêndoas por exemplo. É só ir colocando um pouquinho de cada vez, como último ingrediente, e provando a massa pra ver o quanto você acha bom. Outra opção é trocar as raspas por temperos, como canela ou erva doce por exemplo. Nesse caso vale a mesma dica das essências de ir pondo aos poucos. Uma mudança maior mas que também funciona muito bem é trocar 1/4 da farinha (nesse caso 1/2 xícara) por cacau. Achocolatado ou chocolate em pó mexem na estrutura e pedem mudanças maiores, mas o cacau pode ser trabalhado assim.

Agora, a mudança mais fácil de fazer são os cranberries. Se você quiser manter um sabor parecido, mas mais acessível, passas são uma boa opção. Mas qualquer outra fruta seca funciona aqui. Pra um sabor mais tradicional, gotas (ou pedaços) de chocolate são ótimas. E dá pra brincar com sabores misturando tipos de chocolate. Frutas in natura também são possíveis, mas nesse caso é bom lembrar que elas trazer mais umidade pra massa. Isso quer dizer que frutas mais “secas” como banana, pêssego ou maçã afetam menos que frutas mais “molhadas” como abacaxi.

Por último, a última parte desses muffins de cranberry: a cobertura. Aqui foi um glacê bem simples feito com suco de laranja. Você pode trocar o suco por qualquer outro líquido: água, outro suco, café, leite, licores… Mas também pode ignorar a cobertura ou fazer uma mais aparente como um brigadeiro ou um merengue! Enfim, deu pra perceber que com uma receita base dá pra brincar bastante e aproveitar tudo que tem na despensa né?

muffins de cranbery

Muffins de Cranberry com Laranja – original aqui

2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
1 xícara de cranberries secos
100g de manteiga
1 xícara de açúcar
2 ovos
raspas de 1 laranja
1/2 xícara de leite

Unte e enfarinhe 12 formas para cupcake, ou forre com forminhas de silicone ou de papel. Ligue o forno a 230C para ir aquecendo.
Em uma vasilha misture a farinha com o fermento e o sal e reserve. Em outra vasilha junte a manteiga com o açúcar e bata até obter um creme fofo. Adicione as raspas de laranja e os ovos, um de cada vez, sempre batendo para incorporar. Quando o creme estiver homogêneo novamente comece a adicionar o leite e a mistura de farinha, sempre um de cada vez, um pouco de cada vez, e mexendo bem a cada adição. Quando a massa estiver com todos os ingredientes incorporados adicione os cranberries secos e misture para que eles se espalhem.
Divida a massa entre as 12 forminhas preparadas, preenchendo cada uma cerca de 3/4 da capacidade total. Então leve pra assar até que dourem. Para evitar que ressequem retire os bolinhos das formas ainda mornos e deixe acabar de esfriar numa grade ou assadeira fria.

2 colheres suco de laranja
1 xícara de açúcar de confeiteiro

Para fazer o glacê vá adicionando o suco aos poucos no açúcar e misturando até conseguir a textura desejada. Você pode cobrir todo o topo dos bolinhos ou apenas enfeitar.

———————-
Em 2017: Soda Italiana