Empadão de frango, versão da minha mãe

Empadão! Ou melhor ainda: o empadão da minha mãe, com recheio super cremoso e fácil e massa daquelas que desmancham só de olhar pra ela…

empadão de frango

A receita desse empadão é mais antiga que eu já que era da minha avó na verdade. Mas com o tempo minha mãe foi mexendo na receita e fazendo ser dela. Eu mesma só transformei as medidas caseiras em medidas padrão. E o que esse empadão tem que faz a gente gostar tanto?

Teoricamente um empadão deveria ser feito com uma das massas clássicas da confeitaria francesa, a pâte brisée. Ela é basicamente farinha, sal, manteiga e água pra dar ponto. Eu já usei muito ela por aqui e se você fizer uma torta de frango com ela vai ficar uma delícia. Mas essa não é a base do nosso empadão. A massa dele tem sim a base de trigo e manteiga, mas também tem óleo e gemas. E foi justamente aí que foram as várias mudanças ao longo dos anos.

Esse empadão já teve diferentes proporções de óleo e manteiga, e já teve ovos inteiros, só gemas e mistura dos dois na massa. A receita abaixo dá uma massa que desmancha muito fácil, fica sequinha e que não embatuma mesmo assando já recheada. É a minha favorita da vida.

Já o recheio também evoluiu com o tempo mas é o que mais pode mudar. Primeiro o “misturar requeijão no molho de frango” que ajuda a dar mais cremosidade pro molho. Depois a troca dos grãos de milho misturados no molho pelo creme de milho batido. Assim o sabor fica mais misturado no recheio, se é que isso faz sentido. Nenhum desses pontos é essencial pra receita dar certo, mas eu gosto muito dos dois. E claro, dá pra trocar pra versões com outras carnes ou vegetarianas. Empadão de palmito é uma delícia! Imagino que quem costuma fazer carne de jaca também vá gostar desse recheio. Enfim, qualquer molho mais firme funciona.

Últimas duas dicas antes de ir pra receita: eu uso o frango já desfiado mas dá pra fazer em casa da forma como você já tiver costume. Pra quem não tem costume: é só cozinhar os pedaços de frango em caldo sem sal e depois desfiar, com as mãos, um garfo ou processador sem lâmina de corte.E só lembrar: essa receita é enorme mesmo. Parece muita coisa mas dá um empadão de 22×30 com uns 5cm de altura. Você pode fazer só meia receita ou pode montar mais de um em formas menores e congelar pra depois!

Empadão de Frango

1 cebola em cubinhos
3 colheres sopa de óleo vegetal
800g de frango desfiado
1 lata de milho em conserva (200g)
1/4 xícara de água
1/4 xícara de cebolinha
3/4 xícara de requeijão cremoso
sal e pimenta a gosto

Em uma panela grande aqueça o óleo e doure a cebola até ela ficar bem dourada. Acrescente o frango e refogue ligeiramente. Enquanto isso bata o milho com a água no liquidificador até conseguir um creme homogêneo. Junte esse creme no frango junto com a cebolinha e misture bem. Se tiver formado algum caldo deixe que ele seque antes de continuar. Acrescente o requeijão, misture bem, acerte o sal e a pimenta e desligue o fogo. Deixe amornar antes de usar.

8 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de sal
1 1/2 xícara de óleo
200g de manteiga macia
4 gemas + 1 para pincelar

Misture o sal com a farinha em uma tigela grande. Abra um buraco no meio da farinha e ali coloque a manteiga com o óleo e as gemas. Misture com um garfo e comece a misturar na farinha formando uma farofa. O movimento das mãos é o mesmo de contar dinheiro, esfregando a mistura das pontas dos dedos. O ponto certo é quando você apertar um punhado de massa na mão ele se juntar num tanto coeso de massa.

Espalhe 2/3 da massa em uma travessa de 22x30cm (com cerca de 4-5cm de altura). Vá apertando a massa no fundo e nas laterais da travessa até que fique tudo liso e coeso, e grudado na travessa. Espalhe o recheio sobre a massa, acertando sem apertar.

Para fazer a tampa do empadão você pode usar um tapete de silicone ou um pedaço de papel manteiga e uma bandeja maior que a travessa. Espalhe a massa sobre o silicone/papel e vá apertando com os dedos até formar um retângulo pouco maior que a travessa, bem coeso. Então, sem medo, vire o silicone sobre o empadão de uma vez, deixando a massa cair sobre o recheio. Essa placa de massa vai rachar, mas não tem problema. Acerte as rachaduras e todas as laterais fechando tudo. Pincele com a gema e leve ao forno a 230C até que doure.

—————————-
Em 2017: Pipoca temperada de forno
Em 2019: Drink de Sorvete