kamikaze, Vodka com Cointreau

Kamikaze é um drink que mais parece uma margarita de vodka, tem um sabor suave e, num evento raríssimo aqui, uma história por trás do nome!

kamikaze

Eu sempre vibro quando aparece um drink com nome, sobrenome, data e local de nascimento… Isso é bem raro e eu não deixo de fazer e postar por conta da falta de informações. Mas é tão bom poder contar o motivo de um drink com vodka ter um nome que remete ao Japão…

Começando pelos ingredientes: vodka, limão e Cointreau; só isso. E assim como o Vodka Sunrise que saiu semana passada, esse também é basicamente um drink famoso com tequila (alô margarita) só que feito com vodka. Mas não é essa a história dele. A história dele envolve cadetes de uma base militar americana na costa japonesa no pós guerra. E não, o nome não é uma piada com os pilotos japoneses que ficaram conhecidos como kamikaze.

Esse nome na verdade quer dizer Vento Divino, e parece que um dos primeiros uso foi no século13 depois que um tufão atingiu tropas mongóis que tentavam invadir o arquipélago. É interessante como uma expressão vai mudando a forma como é usada ao longo do tempo. E honestamente eu teria receio de usar uma palavra ligada a eventos tão trágicos. Não fosse a oportunidade de contar toda essa história acho que teria mudado o nome do drink…

Por último, uma dica: o sabor é muito mais pra ácido que pra doce, mas isso é totalmente adaptável. Existem muitos registros de versões que usam suco de limão adoçado, então você pode apenas misturar um pouco de açúcar no limão antes de juntar tudo na coqueteleira. E também dá pra brincar com as proporções pra adequar o resultado ao seu gosto!

Kamikaze – original aqui

1 dose de vodka
1/2 dose de limão
1/2 dose de Cointreau
casca de limão pra enfeitar

Junte todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e bata bem por alguns segundos. Coe em uma taça rasa e enfeite com um pedaço de casca de limão. Sirva em seguida

—————————
Em 2018: Bolo de Chocolate com recheio de caramelo