Bolo Noisette, e uma técnica bem simples

Bolo Noisette é um bolo fofinho e muito úmido feito apenas com ingredientes simples e com uma técnica pouco comum mas bem fácil.

bolo noisette

E a ideia de fazer esse bolo veio quando eu tava revendo o vídeo do Bolo de Caramelo. Eu fiz aquele bolo com a ideia de valorizar uma boa técnica em vez de ingredientes caros ou difíceis. Assim, peguei os ingredientes básicos do chamado “bolo de nada”, queimei o açúcar fazendo um caramelo, e pronto: um bolo totalmente diferente. O conceito desse Bolo Noisette é o mesmo.

Eu já fiz uns bolinhos com manteiga noisette e avelãs, mas já tinha um tempo que queria mais receitas com ela. (ela a manteiga no caso, avelãs vão demorar uma recuperação da economia pra voltarem a entrar nessa casa) E foi aí que percebi que, pra começar, um bolo simples seria o ideal. Então peguei um bolo simples, mas amanteigado e usando os mesmos ingredientes troquei toda a técnica. Começando pela manteiga queimada.

bolo noisette

Noisette

E quando a gente fala noisette pode dar a impressão de ser algo super elaborado, mas é só “esquecer” a manteiga no fogo até os sólidos do leite queimarem e sobrar uma gordura muito aromática. Aliás, com aroma de avelãs que é o que dá o nome dela: noisette é avelã em francês. Durante o tempo no fogo a manteiga vai espumar, então estalar e finalmente vai subir o perfume característico e a cor vai escurecer para um caramelo profundo. Então é só desligar e usar como preferir.

Esse uso pode ser tanto em receitas salgadas quanto doces, e tanto pra coisas simples como um molho quanto pra receitas mais complexas e cheias de sabores. Também é possível coar a manteiga ainda morna e retirar os sólidos queimados, ou usar com eles inclusos. Isso depende da receita escolhida e nesse bolo eu escolhi não coar.

bolo noisette

Agora, duas últimas dicas antes da receita. Primeiro, resista a tentação de retirar a espuma da manteiga, ela faz parte do processo. Essa é a diferença entre a manteiga clarificada e a manteiga noisette. Segundo, a panela que eu usei esfria muito rápido e por isso não preocupei em retirar a manteiga já queimada dela. Se você for fazer em uma panela ou frigideira que retenha calor por mais tempo, faça o seguinte: logo que retirar do fogo retire também da panela e deixe amornar em outra vasilha. Assim você evita que ela continue queimando na panela mesmo fora do fogo.

bolo noisette

Bolo Noisette

Sabrina - CozinhaRoman
Um bolo simples que ganha chiqueza com uma técnica francesa muito simples

Ingredientes
  

  • 120 gramas manteiga sem sal
  • 2 ovos
  • 1 xícara açúcar refinado
  • 2 1/2 xícaras farinha de trigo
  • 1 colher sopa fermento em pó
  • 300 ml leite

Instruções
 

  • Noisette: em uma panelinha leve a manteiga ao fogo baixo até ela queimar, ficar num tom de caramelo e você sentir um cheiro de avelãs. Desligue o fogo e deixe a manteiga amornar antes de usar.
  • Unte uma forma redonda, de furo no meio, de cerca de 20cm. Ligue o forno a 200C para ir aquecendo
  • Em uma vasilha bata os ovos com o açúcar até formar um creme e não ser possível ver os grãos de açúcar na mistura.
  • Misture o fermento com a farinha. Comece a adicionar ao creme de ovos essa mistura e o leite, intercalando sempre, e misturando delicadamente para não perder o ar do creme.
  • Quando a massa estiver homogênea acrescente a manteiga queimada. Tenha certeza que todos os pontinhos escuros e queimados também sejam incluídos na massa. Misture delicadamente apenas até que a manteiga seja toda incorporada.
  • Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno até que o bolo doure. Confira o ponto espetando um palito no meio do bolo, em 3 pontos diferentes, e vendo se ele sai limpo. Se sim, retire do forno e deixe amornar antes de desenformar.

———————–
Em 2014: Taça Bicolor (maracujá e chocolate)
Em 2017: Tequila e Mel