Limonada de alecrim, ainda inventando com limões

Limonada de alecrim? É isso mesmo, e fica gostoso! Diferentão mas, pra quem já cansou da limonada normalzinha, é uma opção ótima!

Essa é mais uma das receitas que eu olhei a foto, achei linda, li o original e achei que a gringa tava louca. Onde já se viu juntar água quente com limão inteiro? Mesmo assim a água quente fazia sentido pra hortelã. É que essa erva libera muito mais aroma quando quente. Resolvi experimentar.
limonada de alecrim

E deu certo! Até porque, não tivesse dado não estaria aqui né? Mas enfim, deu certo com observações e adaptações, claro. Ignorei a baunilha; não me entra na cabeça misturar baunilha com cítricos. Pra quem gosta da combinação é só misturar 1 colher sopa de essência na hora de fazer a infusão.

Agora adaptações pra deixar a limonada de alecrim no seu gosto. Quando você colocar água quente junto da casca de limão ela libera muuuuito aroma/sabor, que não é igual ao aroma/sabor da poupa. Se você não gosta do sabor da casca, esprema todos os limões mas usar apenas metade das “metades” pra infusão. Se a mera ideia do aroma da casca te faz desistir dessa receita, não desista. Esquente a água com as ervas e o açúcar, fazendo um chá. Então esfrie essa mistura e junte o sumo de limão.

Seja qual for o método escolhido, não esqueça de tampar a vasilha. O aroma/sabor da hortelã é muito volátil, e se não tampar a vasilha passou meia hora não tem mais sabor de nada. E como sempre é bom lembrar: cada limão uma limonada. Eu usei capeta (cravo?) e ficou bem ácida. Com sicilianos fica mais suaves, com galegos mais cítrica, e por aí vai….

Mas Sabrina, nenhuma recomendação sobre o alecrim? Gente, se alguém não gosta de alecrim não vai nem chegar até aqui no texto né? Taca alecrim que fica gostoso.

Limonada de Alecrim – original aqui

4 xícaras de água fervendo
4 limões grandes
1/2 xícara de açúcar
5 ramos de hortelã
1 ramo de alecrim

Em uma vasilha esprema os limões, junte as metades espremidas, as ervas e o açúcar. Cubra com a água quente e tampe. Deixe descansando por cerca de 30min. Coe e transfira para uma vasilha com gelo. Se quiser também acrescente algumas fatias de limão e ramos de hortelã e alecrim par enfeitar.

—————————–

Em 2014: Pudim de Tapioca