Poba, boba, bubble tea ou sagu?

Poba são umas bolinhas que, depois de cozidas, são servidas junto de bebidas geladas chamadas bubble tea, e tem mais coisa nessa história.

poba

Então vamos com calma. A primeira coisa com que tive contato indireto foi o tal bubble tea. É uma bebida gelada, com leite ou iogurte, as vezes com café, nem sempre com chá, servida com canudos bem grossos, tipo do milkshake de ovomaltine, sabe? Isso porque parte da bebida são essas bolinhas que ficam no fundo do copo. Eu nunca provei um bubble tea comprado, mas pelo que me contaram e pelas minhas pesquisas, a ideia é justamente essa diferença de texturas da bebida geladinha e das bolinhas com textura mais gelatinosas.

E essas bolinhas são o tal poba, ou pobá, ou boba. Os nomes variam de acordo com a língua em que a gente pesquisa e de acordo com quem tá falando também. Aqui eu tô chamando de poba porque é o nome que mais apareceu nas minhas leituras. E pra mim era só isso mesmo, mais uma receita diferentona, difícil de comprar por aqui e que eu ia ficar conhecendo só de falar até conseguir provar em alguma viagem. Até que eu vi esse vídeo.

O vídeo do Go Han Go mostra justamente como fazer as tais bolinhas e é claro que bateu o comichão de fazer também! A receita deles é super simples levando apenas água, açúcar mascavo e polvilho. E claro que naquela semana eu não tinha açúcar mascavo em casa, só melado. E resolvi tentar fazer com melado em parte por falta de paciência, em parte porque achei que o sabor dele poderia ficar interessante. E é claro que a receita precisou ser mexida e eu não acertei de primeira. Precisei ajustar algumas proporções e o tempo de cozimento, e isso demorou um pouco. Mas, resolvi insistir nessa versão de poba de melado e é assim que chegamos na receita de hoje!

poba

Só tem uma coisa. Esse tempo todo o que ficava na minha cabeça era como esse trem é exatamente um sagu grandinho. Pra quem não sabe, sagu são bolinhas de polvilho que a gente compra secas e cozinha em calda pra fazer sobremesas. Aqui no Cozinha eles já viraram até acompanhamento de bebida num drink de Halloween. E aí você pode estar fazendo a mesma pergunta que eu: pra que diabos eu vou ficar 387 horas boleando uma massa de polvilho se eu posso comprar sagu pronto?

E realmente, eu acho que essa receita não é pra todo mundo. Eu sou uma curiosa que adora “ver se consegue fazer as coisas” mas nem sempre isso anda aliado com praticidade. Então assim, fazer o poba, de melado ou não, em casa é uma boa ideia se você quer testas sabores novos, tipo poba de morango ou chocolate, ou se quiser um tamanho muito específico pras esferas. Se não for isso, comprar o poba pela internet, ou usar o sagu em vez dele, me parecem opções muito mais viáveis.

E pra quem chegou até aqui e ainda tá achando muito estranho beber um negócio cheio de bolinhas gelatinosas… Bom, estranho foi a palavra que usaram aqui em casa pra descrever o bubble tea. E nas minhas conversas pela internet a estranheza também foi bem presente. Eu gosto de provar coisas estranhas, mas entendo que não é todo mundo que gosta. Dito isso, acho que aqui em casa poba não vai virar bebidas e sim sobremesa, como sagu mesmo. Como disse mais acima no texto: a parte boa do poba é brincar com tamanho e sabores, enquanto o sagu é mais neutro e de um tamanho único (pelo menos por aqui).

E claro, eu já tô bolando algumas comidinhas temáticas, principalmente pro Halloween, com essas bolinhas coloridas e gelatinosas…

poba

poba

Poba de melado

Ingredientes
  

  • Massa
  • 3 colheres sopa melado
  • 70 ml água
  • cerca de 1 xícara polvilho doce
  • Calda
  • 2 colheres sopa melado
  • 50 ml água

Instruções
 

  • Para a massa: em uma panelinha junte o melado e a água e leve ao fogo baixo. Quando começar a ferver junte 1/4 de xícara do polvilho e misture rapidamente. Assim que o polvilho for incorporado pelo líquido desligue o fogo e adicione mais 1/4 de xícara.
  • Se a massa já se formar não precisa adicionar mais. Se ainda estiver muito pegajosa vá adicionando aos pouquinhos até ela secar o bastante pra ser possível sovar. Então sove até ela ficar lisa e homogênea. Se o seu polvilho for mais pedaçudo, não vai ficar lisinha, mas dá pra ver que ela fica mais lisa.
  • Coloque o restante do polvilho em uma vasilha. Então faça bolinhas de cerca de 0,5cm de diâmetro com a massa. Você pode fazer cordões, cortar em pedacinhos e então bolear cada um. Ou ir pegando porções de massa e boleando cada uma.
  • Passe as bolinhas pela vasilha com polvilho pra cobri-las com o pó. Se preferir cubra com o polvilho e transfira as bolinhas para outra vasilha. Repita esse processo até bolear toda a massa.
  • Leve uma panela grande e cheia de água ao fogo até a água ferver e borbulhar bastante. Então coloque as bolinhas ali e mexa com uma colher só pra ter certeza que elas não grudaram. Assim que as bolinhas boiarem (igual nhoque) desligue o fogo, tampe e deixe abafar por cerca de 5min.
  • Enquanto isso junte o melado e a água da calda em uma panelinha e leve ao fogo médio até ferver.
  • Passado o tempo de abafamento, escorra em uma peneira, descartando a água do cozimento. E lave as bolinhas até a água sair transparente. Então coloque na panela com a calda fervendo. Deixe ferver até a calda começar a engrossar e tá pronto.
  • Dicas de como servir no texto acima.

————————
Em 2019: Molho Teriyaki
Em 2020: Cookies de chocolate branco e limão