Bolinho de Fubá de Gonçalves

Bolinho de Fubá, parecido com bolinhos de chuva mas com um sabor muito do típico aqui de Minas Gerais!

bolinhos de fubá

Esse bolinho de fubá tá na lista de vontades desde que os vimos em uma reportagem no Globo Rural. A matéria em questão mostrava a cidade de Gonçalves e seu projeto de inventariar comidas típicas da região. Esse projeto, levado a frente pela Secretaria de Cultura da cidade, lista nomes e preparos de quitutes e quitandas que fazem parte da história da população local.

Essa história está no nome, quitute e fubá são palavras derivadas de idiomas de grupos Bantos, originários no Congo. Mas também está nos próprios ingredientes, sendo o fubá comida base da nossa região. Como bem lembra Paula Pinto e Silva, no seu livro “Farinha, Feijão e Carne Seca”, o fubá foi para a colonização de Minas e São Paulo o que a farinha de mandioca foi para regiões do Norte e do Nordeste.

Mas aqui em casa nunca tínhamos provado os tais bolinhos de fubá de Gonçalves. E foi com um sorrisão que eu achei não só uma matéria escrita contando sobre a iniciativa do inventário, mas também uma com várias das receitas mostradas no programa! Daí ficou fácil…

Ou quase fácil. Eu acabei precisando mexer na receita. Não sei se a receita que está no site do Globo Rural está em medidas padrão ou não, mas como é uma receita bem simples resolvi começar considerando que fosse e ir ajustando conforme fosse necessário. Acabei precisando aumentar bastante a quantidade de fubá e ainda não entendi se foi um problema na hora de traduzirem a receita pro site ou se foi um problema na minha ponta.

bolinhos de fubá

Mas nada disso importa já que essas receitas mais tradicionais não eram feitas com medidas padrão e, por isso mesmo, são receitas a prova de erros na medida. Dá pra ir ajustando o ponto da massa e isso não atrapalha o resultado. E o resultado realmente lembra um bolinho de chuva um pouco mais massudo, e com sabor de broa!

Também acabei fazendo mais duas mudanças, na base da curiosidade mesmo. Primeiro passei alguns dos primeiros bolinhos de fubá que fritei no açúcar, como fazemos com os bolinhos de chuva. Achei tão gostoso que acabei fotografando assim. Mas acho que uma versão mais salgada, com mais sal na massa, ou com sal salpicado por cima depois de fritar, cai muito bem também! Como a massa é bem neutra, e o fubá combina com doces e salgados, dá pra fazer a versão que der vontade no dia.

A segunda coisa que eu mudei, fiz só num restinho de massa pra ver qual seria a diferença: coloquei um pouquinho de fermento de bolo na massa antes de fritar. O resultado foi uma textura um pouquinho só mais leve e uma casquinha mais crocante. Pra quem preferir fazer a massa toda assim, deixei a quantidade de fermento equivalente ao que eu usei nos testes.

Bolinhos de Fubá

Bolinhos de Fubá

Ingredientes
  

  • 2 xícaras fubá
  • 1/3 xícara fubá - se necessário pra dar ponto
  • 3 ovos grandes
  • 200 ml água morna
  • 100 ml leite morno
  • 1 colher chá sal
  • 2 colheres chá fermento em pó - opcional, veja texto acima
  • Açúcar para cobrir - opcional, veja texto acima

Instruções
 

  • Em uma tigela misture os secos. Em outra bata os ovos com a água e o leite até conseguir um líquido homogêneo. Adicione o líquido nos ingredientes secos, e misture até conseguir uma massa homogênea.
  • A textura deve ser mais firme que a de massa de bolo, mas deve pingar da colher como um bolinho de chuva. Se necessário acrescente mais fubá ou mais água para ajustar o ponto.
  • Frite colheradas da massa em imersão em óleo quente e deixe escorrer em uma peneira de metal ou no papel toalha. Se quiser, passe os bolinhos no açúcar, ou açúcar com canela, ainda morninhos.

 

 

—————————-
Em 2016: Bolo de paçoca
Em 2018: Cupcakes de Fogueira