Risoto de Abóbora

Risoto de abóbora, feito com arroz comum, e que ainda assim fica bem cremoso e com sabor suave que combina com tudo!

ingredientes

Eu ia chamar essa receita de falso risoto de abóbora, pra evitar encheção de saco. É que a ideia é justamente usar o arroz do dia a dia, já que o outro anda custando um rim. E eu fiquei com medo de vir gente reclamando que isso não é risoto e blábláblá. Mas procurando a definição do prato, sempre o que achei foi algo nos termos de:

“prato típico italiano, feito com arroz refogado em aromáticos e cozido com a adição gradual de líquido”.

Em nenhum lugar fala que tem ser arroz tal, ou que tem que ter vinho, ou qualquer coisa. Então isso aqui é um risoto de abóbora sim. Pra quem ainda tiver algum incômodo quanto a usar arroz comum, fica a questão química: o arroz, do jeito que se compra em grande maioria aqui no Brasil, é basicamente dois tipos de amido, a amilose e a amilopectina. A primeira se mantém presa ao grão durante o cozimento, e a segunda se solta mais. E a proporção de cada uma vai variar de acordo com o tipo de grão. Por isso alguns tipos são melhores pra alguns tipos de receita, ficando mais pegajosos ou mais soltinhos.

panela

Mas o processo pelo qual o grão passa também afeta como esses amidos de comportam. Por exemplo, ficar mexendo o arroz enquanto ele cozinha ajuda a soltar a amilopectina, por isso se você quer um arroz soltinho tá proibido ficar mexendo a panela. E é justamente isso que a gente faz no risoto, que é pra soltar o amido e deixar o caldo engrossar! Isso tudo pra dizer que, mesmo que o arroz agulinha não tenha a mesma proporção do cannolli ou do arbóreo, ainda dá pra fazer risoto com ele. E também que dá pra fazer esse risoto de abóbora em específico com o arroz arbóreo se você fizer questão.

Pra quem vai usar o arroz que tiver em casa mesmo, e/ou pulou os 2 parágrafos anteriores, vamos aos detalhes da receita em si! Ela veio de um desses caderninhos de receita que a gente encontra em bancas ou perto do caixa do mercado. E eu fiz algumas mudanças, duas bem comuns por aqui.

O caldo em cubinhos + água virou o nosso caldo de cascas (e talos) que eu faço sempre. A gente vai juntando cascas de cebola, alho e cenoura (principalmente) numa sacola no congelador e, quando tem bastante, cozinho tudo em água com folha de louro, semente de coentro e o que der vontade. Toda vez que uma receita pede caldo é esse que eu uso. Você pode usar o que quiser, incluindo água quente sem nada mesmo, ou um cubinho diluído, ou água com temperos, ou o que tiver.

risoto de abóbora

A segunda mudança foi o creme de leite. A receita pedia uma lata de creme de leite no final do preparo. E eu sempre tenho preguiça de usar uma lata de creme de leite numa receita que poderia usar outra coisa. Então aqui ela virou 1 xícara de leite no início do cozimento, pra dar tempo do leite ir cozinhando junto do arroz, e manteiga e queijo no final. Assim mantive a porção láctea e a gordura mas dum jeito que fez mais sentido pra mim.

Pensando em substituições possíveis: qualquer abóbora serve, qualquer arroz serve, qualquer caldo serve, leites vegetais servem, cremes vegetais no lugar do leite e da manteiga e do queijo servem. Não sei se qualquer queijo serve. Algum queijo duro, que derreta sem fazer puxa funciona, mas acho que uma mussarela ou um queijo fresco não dariam. E um detalhe: eu usei parmesão em peça, que eu ralei na hora. Essa versão costuma não ser tão salgada quanto o parmesão de pacotinho, então se você for usar esse, cuidado com o sal!

Por último, nesse testamento em forma de post uma coisa que eu gostaria de ter feito e vou fazer na próxima: acidez! Senti falta dela. Poderia ter sido um pouco de vinho antes do leite, um teco de vinagre de vinho durante o refogado, ou mesmo algumas gotinhas de limão na hora de servir. Mas esse prato é muito untuoso, e acho que algum tipo de acidez teria equilibrado bem a coisa toda. Fica pra próxima pra mim, e como dica pra você.

risoto de abóbora

falso risoto de abóbora

Risoto de Abóbora

Ingredientes
  

  • 1/3 xícara óleo vegetal
  • 1 cebola em cubinhos
  • 3 dentes alho amassados
  • 2 xícaras arroz cru
  • 1 xícara purê de abóbora
  • 1 litro caldo de legumes
  • 1 xícara leite
  • 1/4 xícara parmesão ralado
  • 50 g manteiga
  • sal a gosto
  • salsinha fresca pra servir

Instruções
 

  • Em uma panela grande refogue a cebola no óleo vegetal. Quando ela dourar acrescente o alho e uma pitada de sal e refogue mais 1min. Então junte o arroz e mais uma pitada boa de sal refogue mais alguns minutos até ele ficar soltinho.
  • Acrescente o purê de abóbora, misture bem no arroz e acrescente o leite. Sempre misturando comece o processo parecido com o de risoto: quando o líquido na panela começar a secar adicione um pouco de caldo e continue mexendo.
  • Depois de acrescentar todo o caldo de legumes verifique o cozimento do arroz. Se achar que ainda precisa cozinhar mais vá acrescentando água aos poucos e mexendo, até ficar no ponto desejado.
  • Baixe o fogo para o mínimo, acrescente o queijo e a manteiga e mexa bem. Acerte o sal, se necessário, e sirva em seguida, com folhas frescas de salsinha.

Notas

Pra fazer o purê eu apenas cozinhei alguns pedaços de abóbora até ficarem muuito macios e amassei com um garfo. Você pode usar um mixer ou processador se preferir.
Mais detalhes sobre o tipo de arroz, o purê de abóbora, o caldo e o queijo no texto acima junto com mais dicas.

——————————–
Em 2016: Rolinhos de Amendoim
Em 2018: Arroz Doce de Forno