Cupcakes fogueira pra esquentar o São João

Cupcakes em formato de fogueira, com massa de chocolate apimentado e cobertura de chocolate colorido! E sim, é mais fácil do que parece…

cupcakes de fogueira

Esses cupcakes de fogueira foram feitos inspirados em vários posts do Pinterest. Vi diversos jeitos de fazer bolos e cupcakes com essa temática de fogueira, mas acabei aproveitando apenas a ideia e usando receitas já comuns aqui do Cozinha. A massa por exemplo é uma versão modificada do bolo dos deuses. Mas você pode usar o seu bolo favorito. Eu gosto da brincadeira de usar um bolo apimentado, que na verdade tem é páprica e não pimenta, mas isso é totalmente opcional.

Do mesmo jeito que a calda de gengibre é opcional. Preferi usar essa calda por alguns motivos: gengibre combina com festa junina, é ardidinho também, e eu sempre tenho esse gengibre em calda na geladeira de casa. Pra quem não gosta, é só usar uma calda simples de água e açúcar (em partes iguais), ou saborizada como quiser. E outra coisa que dá pra trocar é a cobertura. A maioria das versões que vi no Pinterest eram com buttercream, que não é muito querido pelos outros habitantes dessa casa. Por isso escolho ganache sempre que possível. Mas nesse link tem uma receita bem boa de creme de manteiga simples, e nesse link tem um creme de manteiga com chocolate branco. Ambas as receitas podem ser coloridas com corantes em gel, então é só escolher sua favorita. E pra quem prefere receitas veganas, nesse link tem uma opção de cobertura também

cupcakes de fogueira

Alguns últimos truques? Se for usar a cobertura de ganache, você também pode saborizar como quiser! É só misturar o líquido escolhido no creme de leite e medir depois. Pra quem realmente gosta de comida apimentada, uma gotinha de molho de pimenta vai muito bem nessa cobertura. O último truque é sobre a forminha de cupcake: aprendi em algum curso rápido a fechar a forminha de papel, apertando as dobrinhas, antes de colocar a massa. Isso ajuda o bolinho a ficar menos largadão depois de assado. É coisa boba mas que resulta num cupcake mais bonito.

PS: a receita abaixo rende apenas 6 cupcakes. Mas todos os passos podem ser dobrados ou triplicados pra quem quiser uma receita maior.

cupcakes de fogueira

Cupcake fogueira

Cobertura

300g chocolate branco
1/2 xícara creme de leite sem soro
corantes próprios para chocolate – amarelo e vermelho

Derreta o chocolate e misture com o creme de leite até incorporar totalmente. Adicione o corante amarelo o suficiente para atingir o tom desejado e misture bem. Separe 1/3 dessa ganache em outra vasilha e adicione o corante vermelho, misturando novamente. Tampe ambas as vasilhas e deixe descansar por pelo menos 8h, fora da geladeira.

Bolinhos

1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 colher sopa de fermento em pó
1/2 colher chá de páprica picante – opcional
1 ovo
1/4 xícara de óleo
6 colheres sopa de água fervente

Misture os ingredientes secos. Adicione o ovo e o óleo e misture bem, até formar uma espécie de farofa. Então acrescente  água fervente e misture delicadamente até a massa ficar homogênea. Divida entre 6 forminhas de cupcake e leve ao forno a 200C até que assem completamente. Deixe que esfriem antes de usar

Palitos de chocolate

Derreta e tempere cerca de 25g e chocolate meio amargo. Transfira para uma caneta de confeiteiro (aquele cone feito com papel manteiga) ou para uma sacolinha de plástico. Faça um furo pequeno na ponta e, sobre uma folha de papel manteiga, desenha pequenos palitos com o chocolate. Eu desenho linhas com uma régua para me guiar, e assim os palitos ficam do mesmo tamanho, mas isso é mais preciosismo meu.Deixe que os palitinhos endureçam antes de usar.

Montagem

Bolinhos
Calda de gengibre – receita aqui
Ganaches coloridas
Saco de confeiteiro e bico pitanga grande

Fura o topo de cada bolinho, diversas vezes, com um palito. Regue os bolinhos com a calda de gengibre e espere alguns minutos para que eles absorvam a calda. Enquanto isso prepare um saco de confeiteiro com o bico pitanga: transfira as ganaches coloridas para o saco de confeiteiro intercalando as cores. Não precisa ser algo muito simétrico, elas vão se misturar um pouco na hora de confeitar.

Quando os bolinhos tiverem absorvido a calda cubra cada um com uma porção generosa de ganache, formando uma espiral no topo. Finalize com os palitinhos de chocolate, colocando 6 deles ao redor da cobertura.

—————————-
Em 2016: Bolo de Paçoca