Arroz doce de forno, pra ficar diferente

Arroz doce de forno, bem diferente do arroz doce comum que a gente vê todo inverno, mas ainda assim com um toque muito familiar.

arroz doce de forno

O nome original dessa receita é algo parecido com “pudim” de arroz, ou o melhor pudim de arroz. Só que esse pudim é na verdade pudding, um parente anglicano do nosso pudim. Esse não é assado em banho-maria e acaba com uma consistência bem diferente do nosso pudim de leite condensado, por exemplo. É bem mais parecido com um arroz doce que secou demais, ou que foi feito com pouco leite. Ainda assim, é bem diferente do arroz doce tradicional

Enfim, parecido ou não, é arroz + leite + açúcar, a base clássica do arroz doce. E ainda por cima é finalizado com canela em pó, um ponto básico na minha opinião: todo arroz doce tem que ter canela. Mas é claro que ela é opcional, e se você realmente detesta canela isso não deveria te impedir de tentar essa receita.

arroz doce de forno

Dito tudo isso, eu alterei a receita original muito pouco. Ignorei a noz moscada, que não é tão familiar pro nosso paladar; e medi o arroz  e a água do cozimento pra que receita ficasse mais clara na hora de passar pra cá. E ainda assim tem duas coisas que eu mudaria pra melhorar ainda mais o resultado. Primeiro, a temperatura do forno. Na receita abaixo estão os 200C que eu usei, e vocês podem ver o resultado nas fotos e no vídeo. Mas numa próxima vez eu pretendo deixar o forno mais alto. Isso resulta numa casquinha dourada antes, e com isso um interior mais molhado/cremoso. Pra atingir o mesmo resultado eu também aumentaria um pouco o leite, talvez uma xícara a mais. Essas duas última dicas ainda não foram testadas, então vá por sua conta e risco. Ou siga a receita abaixo a risca, vai dar certo e ficar gostoso!

Arroz doce de corte – original aqui

1/2 xícara de arroz
2 xícaras de água
2 ovos
1/2 colher chá de sal
1 colher chá de essência de baunilha
1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de leite*

Junte o arroz e a água e leve ao fogo médio, deixe cozinhar até a água secar completamente.
Em uma vasilha bata os ovos com o açúcar, o sal e a baunilha. Junte o leite e bata apenas até ficar homogêneo. Junte o arroz, misture ligeiramente e transfira para um refratário. Leve ao forno, aquecido a 200C*, até que doure. Polvilhe com canela e sirva ainda morno.

*veja detalhes no texto acima

——————————
Em 2016: Rolinhos de amendoim