Curry de Grão de Bico com Batata Doce

Curry de grão de bico com batata doce e mostarda, uma opção quentinha e bem temperada para um almoço, ou jantar, vegano.

curry vegano

Mas antes de falar dos pontos dessa receita em específico eu fiquei pensando no curry como um todo. Curry é um ensopado com ingredientes em pedaços e molho encorpado e bem temperado. Eu não vou falar que o curry tem origem indiana porque eu precisaria de embasamento pra isso e a troca cultural de receitas desse tipo é antiga e complexa demais pra eu fazer uma afirmação dessas. Mas meio que foi através da presença (nada amigável) britânica no continente indiano que o curry ganhou essa nossa parte do globo.

Mas esse também é o nome de um pozinho amarelado que é um tempero com ingredientes que variam conforme o fabricante. E também é o nome de uma planta, que nem sempre tá presente no tempero ou no prato. E também tamos caril, carê, karê e kari, todos esses pratos são um ensopado com ingredientes em pedaços e um molho encorpado e bem temperado. Então eu tô começando a me sentir confortável em afirmar que o curry é um ensopadão pra quem não tem medo de tempero.

E esse é exatamente o caso do nosso curry de grão de bico, porque são muitos sabores! Começando com os principais: grão de bico, batata doce e mostarda. A receita original do The Green Life usava espinafre, que eu acreditava, com razão, que não encontraria nessa época do ano. Minha ideia era usar couve, mas também não encontrei. O que é absurdo pra essas bandas do país, mas as vezes acontece.

O que eu encontrei foi mostarda. Acho que o consumo das folhas de mostarda não é comum no país todo, então uma breve explicação: da mesma família da couve, ela tem folhas recortadas de sabor mais forte, que me lembra algo entre o espinafre e a rúcula. Por aqui é feita como a couve, picada fina e refogada rapidamente para não murchar demais. E por isso achei que seria uma boa opção nessa receita.

curry grão bico batata doce

E eu acertei! Se você gosta de sabores fortes… Ela não “contamina” o caldo, mas na hora que a gente morde a folha o sabor continua muito presente. Se você prefere sabores mais neutros, a couve vai ser uma boa opção pra você. Claro que dá pra fazer sem a parte verde, mas eu acho que também perde parte da graça.

As outras bases da receita são o molho de tomate e o leite de coco. Eu costumo usar passata em vez de molho, mas os dois funcionam bem aqui. E tanto a versão caseira quanto a industrializada do leite de coco funcionam, então escolha a que você preferir.

Por último, os temperos! Não tenha medo deles. São muitos, alguns são fortes, mas eles agem em harmonia pra deixar esse curry de grão de bico muito mais interessante que um simples refogado. Mas eu sei que alguns podem ser mais difíceis de encontrar. Na falta das sementes de coentro não troque pelas folhas, o sabor é muito diferente. Prefira dobrar a quantidade de coentro em pó, que tem sabor mais parecido, apesar de não ser idêntico.

O gengibre fresco também não tem substituto ideal, mas na falta dele um pouco de gengibre em pó e mais limão podem ajudar. Já a páprica picante pode virar qualquer pimenta que você quiser. Aliás, eu sempre maneiro na pimenta porque não dou conta de muita ardência, mas fique a vontade pra adicionar uma pimenta fresca, picada, junto do alho se você gostar.

curry de grão de bico com batata doce

curry de grão de bico

Curry de Grão de Bico

Ingredientes
  

  • 2 colheres sopa óleo vegetal
  • 1 colher sopa sementes de coentro
  • 1 cebola em cubinhos
  • 1 colher chá sal
  • 3 dentes alho amassados
  • 4 colheres chá gengibre fresco ralado
  • 1 colher chá cúrcuma (açafrão da terra)
  • 1 colher chá coentro em pó
  • 1/2 colher chá páprica picante
  • 1 limão
  • 4 xícaras batata doce em cubinhos veja notas
  • 2 xícaras grão de bico cozido veja notas
  • 400 ml molho de tomate
  • 500 ml leite de coco
  • 50 g folhas de mostarda rasgadas

Instruções
 

  • Em uma panela grande aqueça o óleo vegetal e frite as sementes de coentro por cerca de 1min. Acrescente a cebola, refogue até ela ficar translúcida e então junte o sal, o gengibre e os demais temperos.
  • Logo quando esse refogado estiver todo misturado esprema o limão (coando o suco) e use esse caldo para raspas o fundo da panela. Acrescente a batata e refogue por mais 5minutos. Então junte o grão já cozido, misture bem e junte o molho de tomate e o leite de coco.
  • Deixe cozinhando na panela semi tampada, e acrescente água se necessário. Quando o cozido estiver no ponto desejado, acerte o sal. Acrescente as folhas de mostarda, deixe no fogo apenas o tempo de misturar as folhas no curry e sirva em seguida.

Notas

Batata Doce - se for deixar tudo preparado com antecedência, deixe a batata descascada e picada em uma vasilha com água para que não oxide.
Grão de Bico - pra facilitar (e poupar gás) eu costumo cozinhar o pacote inteiro de grão de bico, usar apenas o que a receita em questão pede e congelar o restante para receitas futuras.

—————————–
Em 2016: Bolo de Chocolate com Mexerica
Em 2018: Basundi abrasileirado