Crepe de Fubá – Especial Cozinha Junina

Crepe de Fubá é um disco de massa fina e elástica, de sabor suave e fácil de combinar e que pode ser servida de várias formas.

crepe de fubá

E que nasceu do meu gosto por crepes e da ideia de panquecas de fubá que vi no perfil da Sandra no instagram, o @receitasdocaldeirao. Resolvi juntar as duas ideias e fazer crepes com fubá no lugar da farinha. Só que fubá pode ficar bem quebradiço, então acabei trocando apenas parte e mantendo uma pequena quantidade de farinha de trigo na massa.

E aqui vamos pra primeira modificação. Dá pra fazer essa receita sem glúten, e dá pra brincar bastante com a textura. Você pode trocar por farinha sem glúten, que é uma mistura de farinhas e outros adicionados, que emula bem farinha de trigo. Mas também pode trocar por amido de milho, fécula de mandioca e/ou polvilho. Cada uma dessas opções vai dar um resultado ligeiramente diferente, mas todas dão certo do seu próprio jeito.

crepe de fubá

E da mesma forma que existem vários jeitos de fazer a massa, tem vários jeitos de servir. No vídeo abaixo, e nas fotos desse post, eu mostro um jeito salgado e um doce. O salgado imitando o crepe bretão, recheado com queijo mussarela, ovo e ervas frescas. E o jeito doce, com o formato mais conhecido por essas bandas, recheado com pedacinhos de queijo meia cura e de goiabada. Mas claro que essas são apenas sugestões, e dá pra mudar bastante tanto o recheio quanto o formato!

No mesmo dia da gravação experimentei essa massa enrolada, recheada com molho de frango e alface e ficou uma delícia. Da mesma forma, escolhi goiabada e queijo pelo assunto junino, mas doce de leite também combina muito com a massa!

Pra fechar esse texto um auto jabá! Eu produzi um ebook com receitas de panquecas, dos mais variados formatos e origens. São 10 receitas a venda por 10 reais como uma forma de ajudar a financiar esse projeto de publicar receitas gratuitas na internet. Você encontra esse ebook nesse link, e eu agradeço muito! (sim, no ebook tem receita de crepe salgado mas sem fubá)

crepe de fubá

discos de crepe

Crepe de Fubá

Ingredientes
  

  • 1/4 xícara farinha de trigo veja texto acima
  • 3/4 xícara fubá
  • 1 pitada sal
  • 3 ovos
  • 300 ml leite
  • 2 colheres sopa manteiga

Instruções
 

  • Derreta a manteiga e deixe amornando.
  • Misture a farinha com o fubá e o sal. Acrescente os ovos e o leite e misture bem até ficar homogêneo. Junte a manteiga e misture novamente até ela ser totalmente incorporada. Deixe essa massa descansar por pelo menos 15min. Ou tampe e deixe na geladeira por até 12h
  • Aqueça uma frigideira de cerca de 23cm. Unte com óleo e espalhe cerca de 1/4 de xícara de massa nela. O importante é formar uma camada bem fina de massa. Cozinhe dos dois lados, sem deixar dourar demais. Recheie como preferir.

—————————
Em 2019: Quentão Simples
Em 2021: Cocada de Angola