Cocada de Angola do livro Kitutu

Cocada de Angola, do livro Kitutu, que ganha uma textura mista muito interessante e fica doce na medida com um passo a passo simples e diferente.

cocada de Angola

Resumi tudo numa frase, será? Destrinchando então. O livro Kitutu do Raul Lody é um dos que eu peguei pra estudar esse semestre. Ele fala basicamente de como vários ingredientes e modos de preparo trazidos e desenvolvidos pelos africanos escravizados durante a colonização do Brasil moldaram o nosso modo de comer hoje. Ele aproveita e faz vários paralelos com receitas nossas e de outros países africanos. Entre essas receitas está a Cocada de Angola.

E assim, cocada é basicamente coco e açúcar, as vezes água ou leite né? Passa a impressão de que não dá pra inventar muito. Ainda assim eu nunca tinha visto um modo de preparo como o descrito nessa receita. Então é claro que eu resolvi experimentar! E dando contexto, eu conhecia basicamente dois tipos de cocada. A cremosa que é juntar leite, açúcar e coco e cozinhar até o leite engrossar e virar um creme (dã!). E a Cocada Baiana, também de um livro, feita sem leite e que fica sequinha e esfarelenta. Amo as duas em medida igual e tinha ficado bem curiosa com qual seria o resultado dessa.

Bom, o que acontece é que ela vira uma mistura das duas! Primeiro eu provei morna e ela ficou parecendo a cocada cremosa mas mais sequinha. E a canela dá um sabor a mais que eu gostei bastante! Depois que ela foi pra geladeira, mesmo com uma tampa protegendo, a parte de cima secou e a textura ficou igual a da cocada baiana, mas a parte de baixo continuou úmida e cremosa. O melhor dos dois mundos! Eu segui as instruções do livro e servi numa travessa, mas tô bem curiosa pra experimentar fazer porções individuais e deixar gelar pra ver se vai ficar sequinha por fora e úmida por dentro também.

Por último, um detalhe que é mais estético: eu não “pélo” o coco. Já acho que dá trabalho demais descascar e ralar pra ainda ficar tirando essa “pele” pedaço por pedaço. A única coisa que muda é que a cocada não fica branquinha, mas de novo: é puramente estético. Se você fizer questão é só usar um descascador de legumes e tirar a parte marrom antes de ralar o coco.

cocada de Angola

Cocada de Angola

1 coco seco ralado
500g de açúcar
1/2 xícara de água
1 cravo
150ml de leite
Canela em pó

Em uma panela junte o açúcar, a água e o cravo. Leve ao fogo médio, mexendo delicadamente de vez em quando, até atingir 108C. Se não tiver um termômetro: esse ponto chama pérola, isso porque quando você erguer a colher da calda ela vai escorrer da colher formando uma gota na ponta, como uma pérola.

Baixe o fogo, retire o cravo e acrescente o coco ralado. Continue cozinhando, e mexendo de vez em quando, até começar a soltar do fundo da panela. Acrescente o leite, deixe levantar fervura e conte 2min. Retire do fogo, transfira para uma travessa e cubra com a canela em pó.

—————————
Em 2019: Quentão Simples