Quentão simples e como criar o seu

Quentão simples, uma variação do quentão tradicional da casa, e uma fórmula pra você criar o seu com o que tiver em casa. Vamos?

quentão simples

Eu continuo acreditando que, pra mim, o quentão com verdadeiro sabor de festa junina é o da minha vó. E caso você queira conferir por conta própria a receita dele apareceu nesse link. Mas eu também reconheço que assa-peixe cheiroso e alfavaca podem não ser as plantas mais fáceis de encontrar, principalmente em outras partes do país. Então resolvi montar uma fórmula, baseada na receita da minha avó, mas que possa ser usada com outros ingredientes.

E isso rolou também porque existem alguns milhares de receitas de quentão, o que é totalmente natural. Então eu fui estudar algumas dessas receitas, o que elas tem em comum, e acabei saindo com essa fórmula meio que universal: base de chá temperado e adoçado + bebida alcoólica, servidos quente. A partir daí você já consegue um quentão simples bem basicão; mas vamos para uma fórmula um pouco melhorada para garantir que o seu quentão simples seja mais do seu gosto.

Para o chá o ideal são duas ervas que combinem; no da minha vó são assa-peixe cheiroso e alfavaca; no de hoje são folha de laranjeira e melissa. Você pode usar até saquinhos de chá de duas ervas que te agradem: camomila, hortelã, cidreira, ou até chá branco que é bem suave. Acrescente uma especiaria que traga calor; aqui vale cravo, canela, noz moscada, anis estrelado… Apenas atente para a combinação de sabores. Por último um sabor que vai dar personalidade para o seu quentão. Nesse caso eu fiquei com a casca de mexerica para reforçar o sabor cítrico da folha de laranjeira. Você pode preferir gengibre para esquentar; ou fatias de maçã ou pêssego para um perfume mais forte.

quentão simples

Ainda falta escolher o que vai adoçar o seu quentão simples: açúcar branco, mascavo, mel, nada? Se não estiver seguindo uma receita vá acrescentando aos poucos e provando. E por último, a birita! O mais comum é usar uma boa cachaça, uma das que você beberia pura sem problema. Mas conhaque e rum também combinam com um drink temperado e servido quente.

Ufa, acho que é isso. Com todas essas opções não vai faltar quentão pra ninguém. Mas caso você queira uma receita base pra começar, aqui vai a receita:

Quentão Simples

1 Litro de água
10 folhas de laranjeira
15 folhas de melissa
3 cravos
casca de 1 mexerica
1 xícara de açúcar
500ml de cachaça

Junte as folhas, os temperos e a casca de mexerica com a água e o açúcar e leve ao fogo alto até ferver. Baixe o fogo, conte 3 minutos, desligue e tampe. Então deixe esse chá descansar por 12h para intensificar os sabores.

Para fazer o quentão coe o chá e volte para o fogo até começar a ferver, baixe o fogo e junte a cachaça. Quando começar a subir o aroma da bebida é porque ela começou a evaporar, então desligue o fogo e sirva com raspas de laranja.