Cachaça Sour especial Junina

Cachaça Sour em versão especial pras festas juninas, como fazer a versão clássica, e o que raios é um sour?

cachaça sour

E eu vou começar pela última coisa dessa chamada: o que é um sour? Esse tipo de drink tem uma lista de ingredientes ao mesmo tempo bem característica e que pode variar bastante. Isso porque um drink tipo sour é feito com uma birita, um adoçante e um azedo. Por isso também dá pra variar bastante os ingredientes, inclusive acrescentando alguns. Um exemplo clássico é o Whiskey Sour, um drink super clássico feito com whiskey, limão, açúcar e clara de ovo.

Pensando nisso já afirmei que caipirinha é um tipo de cachaça sour: cachaça, limão e açúcar. O grande diferencial dela é ser montada no copo e com os gomos de limão. E não levar clara de ovo, como acontece com a Cachaça Sour. E isso já é o suficiente pra deixar os dois drinks bem diferentes. A clara deixa o drink mais cremoso e suave, e bater tudo na coqueteleira também aumenta a diluição, suavizando mais ainda.

Você pode trocar a clara por albumina hidratada na mesma medida

cachaça sour

E como que esse Cachaça Sour ficou especial pras festas juninas? Substituindo o xarope simples de açúcar por xarope de melado! O xarope simples é um tanto de água junto do mesmo tanto de açúcar e fervido até tudo dissolver. Já o xarope de melado foi feito com 3 partes de melado pra 1 parte de água e fervidos juntos pra diluir bem. Esse xarope foi feito pro drink Brazuca e eu gostei muito da combinação dele com cachaça e resolvi experimentar nesse aqui também.

Pra fechar esse texto, um detalhe sobre a cachaça. Eu tenho dado preferência pra cachaça branca em vez da envelhecida pra esse tipo de drink. Pelo menos na primeira vez que faço. Depois que já conheço o sabor dele fica mais fácil entender qual tipo de cachaça vai ou não combinar.

cachaça sour

Cachaça Sour

Ingredientes
  

  • 60 ml cachaça branca
  • 1 clara de ovo
  • 30 ml limão
  • 20 ml xarope de melado veja texto acima
  • casca de limão e cereja pra enfeitar

Instruções
 

  • Junte os ingredientes em um a coqueteleira e bata por 1min.
  • Acrescente gelo na coqueteleira e bata novamente até gelar o copo.
  • Coe em um copo baixo com gelo e enfeite com a casca de limão e a cereja. Sirva em seguida.

——————————————-
Em 2021: Filhoses de Abóbora