Arroz com Manga pra sobremesa!

Arroz com manga em versão doce e caramelizada pra descobrir um jeito diferente de comer arroz doce!

arroz com manga

Essa receita foi um teste de uma ideia meio doida que eu resolvi registrar. Pesquisando pra escrever algum texto dos (vários) arroz-doce que já apareceram por aqui eu aprendi que na Tailândia tem uma versão servida com manga. Eu lembro da fonte? Claro que não. Mas pesquisando por “Khao neow ma muang” dá pra achar mais informações sobre esse prato específico.

Eu tava com isso na cabeça quando vi essa torta do Gourmet Traveller que mistura manga com caramelo de maracujá, e que eu ainda quero fazer. A torta em si não carameliza a manga, só cobre com o caramelo de maracujá. Mas fiquei pensando se a manga caramelizada ficaria boa.

Eu tinha receio de cozinhar manga, mas isso tem passado desde a torta de manga com limão. Então resolvi experimentar não cobrir com calda de caramelo, mas sim cobrir com açúcar e chamuscar na frigideira. O resultado é que o açúcar derrete, carameliza, e a manga só começa a cozinhar. Eu achei uma delícia e que combinaria bem com o arroz doce tradicional. Isso porque deixando dourar bem o caramelo não fica muito doce. E isso, junto com o miolo da manga que continua cru, acaba equilibrando a doçura e a cremosidade do arroz doce. Assim nasceu meu arroz com manga pra sobremesa.

arroz com manga

Agora pra fechar essa história toda, algumas dicas. Sobre o arroz doce: dá pra fazer a versão que você preferir, a receita abaixo é apenas uma sugestão. E eu não usei outros temperos além das raspas de limão porque queria ver como seria a combinação com a manga antes de inventar mais. Agora quero tentar fazendo o arroz com um pouquinho de gengibre.

Eu prefiro usar o grão que aqui é vendido como “pra comida japonesa”, mas qualquer variedade funciona. Pra desenformar o importante é deixar o caldo secar bem, pra que ele fique mais sequinho no final e mantenha a forma. E deixar gelar bem, de um dia pro outro mesmo.

Já pra manga, eu peguei uma que tava mais de vez de um lado e mais madurinha do outro e os dois deram certo. Os pedaços mais de vez demoraram mais a cozinhar então ficaram mais firmes. Outra coisa que você pode escolher é o quanto vai caramelizar o açúcar, deixando apenas dourar um pouco, ou tostar mesmo. Lembrando que quanto mais queimado, menos doce e mais amargo ele fica.

E enquanto escrevo isso tô pensando se dá pra brincar com o maçarico em vez da frigideira…

arroz doce com manga

Arroz Doce com Manga Caramelizada

Ingredientes
  

  • 1 xícara arroz veja texto acima
  • 2-4 xícaras água
  • 2 xícaras açúcar
  • 3 xícaras leite
  • raspas 1 limão
  • 1 manga
  • 1/2 xícara açúcar cristal

Instruções
 

  • Junte o arroz e 2 xícaras de água em uma panela e leve ao fogo médio até cozinhar. Se a água começar a secar toda e o arroz ainda não estiver macio, acrescente mais água e cozinhe até o grão ficar macio.
  • Quando a água secar quase toda, junte o leite, o açúcar e as raspas de limão.
    Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que o caldo engrosse e fique cremoso.
  • Transfira para onde for servir. Se quiser desenformar use potinhos untados. Espere esfriar, tampe e leve pra gelar por algumas horas, ou de um dia pro outro.
  • Corte a manga em pedaços médios. Cubra alguns pedaços com açúcar cristal e leve ao fogo alto em uma frigideira. Depois de alguns minutos vire os pedaços para dourar/tostas do dois lados.
    Transfira para um prato e repita com o restante da manga.
  • Sirva em seguida, junto do arroz doce geladinho.

 

—————————————————
Em 2017: Pimm’s Caseiro
Em 2021: Pão de Linguiça