Leite Creme Temperado

Leite creme, ou creme catalão, ou brûlée, ou creme delícia, ou creme confeiteiro, ou o que é tudo isso, qual a diferença e como dá pra brincar com essa receita!

brûlée

Tá, tudo começou com um leite creme, que é a versão portuguesa desse tipo de receita. Eu vi essa versão lá no Basta Cheio, achei linda e quis experimentar. Eu mexi na receita um pouquinho, só nos temperos e no jeito de servir. E fui pesquisar mais sobre esse tipo de receita, porque na minha cabeça eu tava comendo o creme do Creme Espumante, só que temperado e com casquinha de açúcar em vez de gelatina em cima.

E aí as coisas ficaram interessantes… Olha só:

Leite Creme – tem leite, gemas, um amido, açúcar; cozido na panela
Creme Catalão – tem leite, gemas, amido, açúcar; cozido na panela
Creme Delícia – tem leite, amido, leite condensado, as vezes tem gemas; cozido na panela
Creme Brûlée – tem leite, gemas, as vezes amido, açúcar; assado em banho maria
Creme Confeiteiro – tem leite, gemas, as vezes amido, açúcar, baunilha*; cozido na panela

Temos um tema aqui né? O creme doce, feito com leite e gemas é bem comum naquele pedaço da Europa entre Portugal e Itália, e claro que as terras invadidas pelo trio Espanha/Portugal/França acabaram ‘herdando’ esses doces também. E claro que cada pedacinho de terra foi fazendo suas pequenas mudanças e criando suas próprias variações. Daí temos França assando em banho-maria e servindo com casquinha de açúcar queimado enquanto a gente faz na panela e usa em pavês.

O que eu quero dizer com tudo isso é que muita gente gosta de encher o saco pra falar que tal receita tem que ser de tal jeito. Mas a verdade é que receitas são mais espectros do que cercadinhos bem definidos. Então eu tô chamando a receita de hoje de leite creme, porque a receita que me inspirou foi uma portuguesa. Mas veja que eu tô servindo como faria com um creme brûlée, com a casquinha de açúcar queimado.

leite creme

Por sinal, se você não tiver um maçarico não precisa se preocupar. Esse leite creme fica uma delícia puro. E combina muito com chocolate, como na versão original. Eu derreteria um pouco de chocolate e faria uma camada fininha por cima do creme já gelado. Mas fininha pra não ficar difícil quebrar o chocolate gelado, tá? Outra opção é fazer uma calda de açúcar queimado, dessas de pudim, e cobrir o creme com ela, logo na hora de servir.

Outra mudança possível, e um ponto no qual dá pra brincar muito, é a saborização do creme. Eu já comecei mudando porque não tinha o gengibre fresco e usei o em pó. Acho que eu ia gostar mais com o fresco, porque gosto da picância dele. E fiquei na dúvida das cascas de mexerica e usei apenas duas. Mas achei que o sabor ficou muito suave, principalmente porque a canela é bem forte né. Então o meu virou um leite creme de canela com suave aroma de mexerica.

Conto tudo isso pra te dizer que: se quiser sabor de mexerica taca logo as cascas de umas 5. Eu costumo ir guardando as cascas em um saquinho, tipo ziploc, até ter o suficiente pra receita que eu quero. Se quiser ignora todos esses temperos e usa o que você preferir. A técnica é a mesma da receita abaixo, exceto se você for usar essência artificial. Nesse caso não precisa esquentar o leite antes, é só misturar todo mundo (essência inclusive) e levar pra cozinhar mexendo sempre.

* A baunilha no creme confeiteiro já foi motivo pra eu levar bronca porque chamei um creme de confeiteiro mesmo ele não tendo uma fava de baunilha. Tem quem diga que precisa dela. Tem quem diga que pode ser sem ela. Eu digo que não importo.

leite creme

Leite Creme

Ingredientes
  

  • 600 ml leite
  • 1 pedaço canela
  • 1/4 colher chá gengibre em pó
  • cascas 2 mexericas
  • 1 colher sopa amido de milho
  • 2 colheres sopa água
  • 5 gemas
  • 1 lata leite condensado
  • açúcar pra maçaricar

Instruções
 

  • Em uma panela junte o leite com a canela, o gengibre e as cascas de mexerica. Leve ao fogo médio até ferver. Desligue e deixe amornar.
  • Em uma vasilha bata as gemas com o leite condensado até ficar homogêneo e reserve.
    Em outra tigelinha dissolve o amido na água até ficar homogêneo também.
  • Retire a canela e as cascas do leite. Acrescente a mistura de gemas e a mistura de amido e misture bem.
    Ligue o fogo médio e cozinhe misturando constantemente até engrossar.
  • Divida nos potes onde for servir e leve pra gelar.
  • Cobertura (opcional): antes de servir cubra com uma camada fina de açúcar e queime com o maçarico.

 

————————————
Em 2018: Bolinhos de Polvilho
Em 2021: Margarita grelhada 2.0