Torta de Manga e Limão

Torta de manga, com limão e uma pitada de páprica, e mais um truque simples pro creme da cobertura, tudo numa receita só!

torta de manga

Essa torta de manga é totalmente inspirada, copiada, adaptada, da versão recente da Lindsay do Love and Olive Oil. Foi um daqueles casos de vi a torta dela, amei, resolvi fazer em casa e a realidade se impôs. E por realidade eu quero dizer os gostos da família, a disponibilidade de ingredientes e as minhas habilidades. E eu acho bem legal poder ver essas mudanças como o que foi necessário pra que eu também tivesse uma torta de manga pra sobremesa.

Então vamos a essas mudanças e a mais detalhes da receita!

torta de manga com limão

A versão original tem aquela base feita com biscoito triturado, que não é muito benquista por parte da família. Então quase sempre eu troco por uma massa de base de “farinha mais manteiga”, escolhendo a receita conforme a ocasião. Como essa torta tem leite condensado no recheio, achei melhor usar uma base que não fosse doce. Mas fica a dica de adaptar essas combinações conforme o que você gostar. O que peguei da versão original foi a páprica picante na massa, que é totalmente opcional, claro!

Eu não mexi no recheio, além das quantidades. É que a torta original é redonda e eu fiz uma retangular. Inclusive errei feio as contas e na gravação do vídeo (abaixo) fiz o dobro de recheio do que precisava. Como aqui a gente não desperdiça nada assei o que sobrou num refratário untado e ficou muito bom! A ideia agora é experimentar assar esse recheio em ramequins individuais e ver se fica com com um brûlée por cima. Mas não precisa preocupar, as medidas da receita abaixo já tão certinhas pra massa do tamanho indicado: 35x11cm.

recheio assado

E claro, a mudança inspirada pelas minhas habilidades: eu não dei conta de fazer as rosas de manga (lindas!) que a Lindsay fez. Teoricamente é só fazer fatias bem finas, sobrepor algumas delas e enrolar. Mas eu não consegui. Então cortei a manga em cubinhos e fiz uma decoração diferente, mais fácil mas que me agradou bastante. Fica minha sugestão pra você dar uma olhada no link e ver como ela fez.

Por último, uma mudança que é truque pra falta de ingrediente. Creme fresco continua sendo um ingrediente caro e chato de encontrar por aqui. Então bater chantilly “apenas” pra enfeitar uma torta é algo impensável pra mim. Mas já adianto que se for coisa tranquila pra você, faça sim, vai ficar uma delícia com essa torta. O que eu fiz aqui foi dessorar* o creme de lata duas vezes. Tá explicadinho na receita, mas basicamente é deixar ele “secando” pra ficar mais firme e mais obediente. Assim eu consegui decorar a torta e ele manteve a forma do bico pitanga.

fatia de torta

Se você quiser que ele fique adocicado, vale misturar 1 ou 2 colheres de açúcar (pra uma lata) depois de dessorar* e então voltar pra geladeira por pelo menos umas 2h. Pois é, bastante trabalho, mas como essa torta leva tempo acho que vale a pena. Mas com ou sem açúcar eu não conseguir bater chantilly com ele, no sentido de que não consegui incorporar ar e deixar o creme leve e firme ao mesmo tempo. Enfim, não é a solução perfeita, mas achei uma gambiarra boa o suficiente.

*essa palavra existe? Eu quero dizer tirar o soro do creme.

Torta de manga e limão

Torta de Manga e Limão

Ingredientes
  

Massa

  • 1 1/2 xícara farinha de trigo
  • 1/4 colher sopa páprica picante
  • 1 pitada sal
  • 100 g manteiga gelada
  • 1 gema
  • 1-2 colher sopa água gelada

Recheio

  • 2 gemas
  • 1 pitada sal
  • 1/2 lata leite condensado
  • 3 colheres sopa suco de limão
  • 1/2 xícara purê de manga

Cobertura

  • 3/4 xícara manga em cubinhos
  • 1/4 lata creme de leite sem soro
  • raspas 1 limão
  • fatias 1/2 limão

Instruções
 

Massa

  • Misture a farinha com a páprica e o sal. Junte a manteiga e amasse com um garfo até formar uma farofa grosseira.
    Adicione a gema, comece a misturar e vá adicionando a água aos poucos e misturando a massa, sem sovar, até virar uma massa coesa.
    Leve para a geladeira por 30min antes de trabalhar com a massa.
  • Abra a massa gelada em uma superfície enfarinhada até obter uma forma parecendo um retângulos.
    Transfira para uma forma de cerca de 35x11cm e aperte a massa, espalhando por toda a forma e grudando bem nela. Você pode usar um copo enfarinhado pra facilitar esse trabalho.
    Cubra com papel manteiga e com um peso, como pedras ou grãos secos, e leve ao forno a 200C por cerca de 25min. Deixe amornar enquanto prepara o recheio

Recheio

  • Em uma vasilha misture todos os ingredientes até conseguir um creme homogêneo. Cubra a massa assada com ele e leve ao forno a 200C por cerca de 20min.
    Ele deve ficar parecendo um pudim, mais firme mas não totalmente sólido.
    Espere esfriar, cubra e leve para a geladeira por algumas horas até gelar totalmente antes de servir.

Cobertura

  • Deixe o creme, sem soro, em uma peneira sobre uma vasilha, sem tampa, na geladeira de um dia pro outro. Transfira o creme para um saco de confeitar com bico pitanga.
    Retire as raspas do limão e fatie metade dele em fatias finas. Corte essas fatias em 4 partes.
  • Com o saco de confeitar faça estrelinhas de creme espalhadas no topo da torta. Entre elas espalhe os pedacinhos de manga. Por cima espalhe as fatias de limão e finalize com as raspas.

————————–
Em 2017: Baba Ganoush
Em 2019: Coco Vodka
Em 2021: Empanadas de Abóbora