Boas Novas em forma de Coquetel

Boas Novas é um drink com cara de fim de ano: perfumado, refrescante e com leves borbulhas! E claro, bem fácil de fazer.

boas novas

É claro que eu tirei esse nome da orelha, porque o drink original é chamado de Airmail. O nome, que se traduz por correio aéreo, tem relação com a história do drink, que data do final da década de 20 ou início dos anos 30. É dessa época a receita impressa num folheto da Bacardi, marca de rum que tinha sede em Havana. Cidade cubana que tinha um intenso vai e vem aéreo com os Estados Unidos. As coisas mudam né…

O que também mudou foi o nome do coquetel quando ele chegou aqui em casa (que gancho horrível! Desculpa…). Com ligeiras modificações eu achei por bem mudar o nome. E como airmail me lembrou cartas trocadas, postais de férias e cartões de natal, ficamos com Boas Novas. Pelo menos é isso que eu sempre espero em cada virada de ano.

airmail cocktail

Agora, com todos os detalhes do nome explicados, vamos aos detalhes do coquetel em si. Na pesquisa eu vi uma certa unanimidade na semelhança com o French 75. Então já fica a dica de que se você gosta de um, provável que goste do outro. Pra quem não conhece: o Boas Novas combina o sabor temperado do rum com a acidez do limão e a doçura e o perfume do mel. O que eu fiz foi trocar o mel por melado. E em vez de usar ele puro fazer um xarope, como sugere a versão do Food52. E claro, tudo isso se completa com o espumante.

A primeira vista a melhor opção é usar um espumante brut ou demi-sec porque já tem o melado nos ingredientes. Mas se você adora drinks docinhos, talvez um moscatel seja uma boa opção pra você. E o mesmo tipo de pensamento vale pro rum. Eu usei prata porque não queria muitos outros sabores disputando com o melado. Mas a versão envelhecida da bebida é uma opção se você um drink mais “fechado” e perfumado. E claro, se você preferir usar mel em vez de melado basta fazer a substituição e seguir a receita normalmente!

Boas Novas

Boas Novas

Ingredientes
  

Xarope de Melado

  • 50 ml melado
  • 50 ml água

Boas Novas

  • 1 dose rum prata
  • 1/2 dose limão
  • 1/2 dose xarope de melado
  • 3 doses espumante demi-sec

Instruções
 

Xarope de Melado

  • Junte o melado e a água em uma panelinha e leve ao fogo médio até começar a ferver.
    Desligue e retire qualquer espuma formada.
    Espere esfriar totalmente antes de usar.

Boas Novas

  • Em uma coqueteleira junte o rum, o limão e o xarope de melado com algumas pedras de gelo. Bata até gelar o corpo da coqueteleira.
    Coe em uma taça longa e complete com o espumante. Sirva em seguida.

 

————————————
Em 2014: Mousse de Chocolate
Em 2017: French 75
Em 2021: Biscoitos craquelados natalinos