Ambrosia

Ambrosia é um doce tradicional feito de ovos, leite e açúcar, com um passo a passo super simples e que pode morar na sua geladeira!

pote de compota

Mas antes, o manjar dos deuses. O nome ambrosia se refere ao alimento que conferia aos deuses gregos sua imortalidade. E sim, dá pra imaginar que esse doce ganhou esse nome por ser muito gostoso. Mas não é como se a gente tivesse todo o trajeto mental de quem resolveu dar esse nome.

A ambrosia chegou por aqui com os portugueses e como todos os doces da época colonial acabou passando por muitas mudanças e adaptações. Por exemplo, recentemente descobri que a receita que eu conheço como ambrosia tradicional também é chamada de ambrosia de Araxá, e que pra algumas pessoas a tradicional é feita com laranja em vez de limão.

Ainda tem o caso de dourar ou não a calda de açúcar antes de começar o doce. Eu nunca experimentei, mas já vi algumas compotas assim pra vender e imagino que fique gostoso também. Normalmente esses doces são vendidos como ambrosia portuguesa, mas não sei até onde isso é apenas marketing.

Falo tudo isso pra te contar que o que caracteriza esse doce é: uma mistura de ovos e leite que é cozida numa calda perfumada. Os detalhes desse preparo variam bastante, e acredito que você possa adaptar para suas preferências. E o mesmo acontece com o tamanho dos grumos, que você pode controlar deixando cozinhar mais ou menos, e mexendo mais ou menos.

ambrosia

Também acho que vale mencionar o Espera-Marido, primo tão parecido que algumas pessoas consideram um tipo de ambrosia. No caso desse doce o leite É a calda, e os ovos são muito bem misturados nele, formando um doce mais homogêneo e cremoso.

Sim, eu já tô planejando uma mistura desses dois processos. E assim que testar isso eu trago os resultados…

Por fim, dois detalhes referentes a calda. Primeiro o ponto: eu não coloquei temperaturas porque isso não é muito importante. Uma calda rala quer dizer que já ferveu um tempo, então a água tá evaporando, mas ainda não forma fio. Se, depois que o doce estiver pronto, você achar que a calda está rala demais é só voltar apenas ela ao fogo e deixar engrossar um pouco. Mas lembra que a ambrosia fica na geladeira e a calda de açúcar engrossa quando esfria.

O segundo detalhe é o açúcar que eu uso. Coloquei na receita pra usar o refinado porque só tenho feito caldas com ele. Por algum motivo que ainda não entendi as caldas com açúcar cristal tem ficado acinzentadas. Mas claro, se cristal ou demerara forem os únicos que você tiver, faça o doce que vai dar tudo certo. Já o mascavo eu não posso garantir porque não testei se a acidez dele seria demais pra essa receita.

pote de ambrosia

mesa de madeira com pote de vidro cheio de ambrosia e um pouco do doce servido em m potinho de cerâmica branca

Ambrosia

Ingredientes
  

  • 1 1/2 xícara açúcar refinado
  • 1 xícara água
  • 1 pedaço canela
  • 4 cravos
  • 3 ovos
  • 500 ml leite
  • 1/2 limão

Instruções
 

  • Em uma panela grande (mais de 3L) junte o açúcar com a água, a canela e os cravos. Misture apenas para dissolver o açúcar e deixe em fogo médio até formar uma calda rala.
  • Enquanto isso, bata os ovos até ficarem homogêneos. Junte o leite e o limão e misture para deixar homogêneo novamente. O limão vai talhar o leite, e isso é proposital.
  • Quando a calda estiver no ponto, baixe o fogo. Adicione a mistura de ovos na panela e não mexa. Espere cerca de 20min sem mexer o doce.
  • Passado o tempo de cozimento, use uma espátula, ou colher, para afastar o doce da borda da panela. Veja se por baixo do ovo cozido é possível ver a calda translúcida. Se sim, mexa bem com a colher para quebrar o doce nos grumos característicos dele.
  • Com uma escumadeira pegue a parte sólida e transfira para um vidro. Então cubra com a calda apenas até submergir todos os pedacinhos de doce. Espere esfriar antes de tampar e guardar na geladeira.

—————————–
Em 2018: Suspiro de Mexerica
Em 2021: Southside (Gin com hortelã)