Espera Marido – o Doce, não a rosquinha

Espera Marido é um nome meio antiquado para um doce bem antigo, cremoso e de sabor suave… Ou para uma rosquinha em formato de nó?

panela de doce fervendo enquanto alguém mexe

Então, quando a gente busca pelo nome espera marido dá pra encontrar dois resultados principais. As tais rosquinhas açucaradas, que algumas pessoas tem preferido chamar de nózinho ou nó do amor. E o doce que é a receita de hoje, um primo da ambrosia. E aí entra outra confusão: muita gente chama o espera marido de ambrosia cremosa, ou ambrosia com leite condensado…

Enfim, nomes populares e antigos sempre tem dessas bagunças. Então pra não deixar dúvidas: aqui no Cozinha rosquinha é nózinho, ambrosia são grumos de ovo cozidos em calda, e espera marido são (não)grumos de ovos cozidos em leite. Eu sei, essa descrição não é das mais apetitosas, mas tecnicamente é isso mesmo.

Na ambrosia a gente bate os ovos com leite e cozinha essa mistura numa calda de açúcar perfumada com especiarias e temperos, formando pequenos grumos. Esses grumos são conservados, e servidos, junto da calda, mas é muito fácil identificar os dois elementos e você pode escolher a proporção de grumos pra calda na hora de finalizar o doce.

Já o espera marido é feito batendo primeiros as claras em neve e então as gemas, formando uma mistura espumosa, e essa espuma é cozida num leite doce, no caso com leite condensado. O doce é cozido e misturado até ficar tão cremoso que os grumos praticamente somem. A textura depois de gelado não é de uma conserva em calda, como a ambrosia, e sim de um creme talhado.

Pra quem tem problemas com texturas: esses grumos são especialmente macios, e na boca não são exatamente perceptíveis.

tigela de espera marido servida e uma colher tirando uma porção

Os mesmos ingredientes, praticamente, e duas formas diferentes de fazer que resultam em doces primos mas ao mesmo tempo bem diferentes. Essas descobertas e percepções são parte do que eu adoro em pesquisar e comparar receitas.

Falando em descobertas, essa foi encontrada no caderno de receitas daqui de casa. Está anotada com a minha letra e, claro, sem mais nenhuma informação. Não faço ideia se vi na TV, aprendi com alguém, achei na internet ou numa embalagem de leite condensado. E como disse antes, buscando online encontro todo tipo de receita pra esse nome. Portanto essa é mais uma receita sem um link de origem certinho. Dito isso, vamos aos detalhes dela.

As quantidade abaixo rendem uma vasilha pequena, uns 500ml de doce no máximo. Parece pouco, mas eu não recomendaria dobrar a receita. Isso porque uma receita maior pediria uma panela muito grande.

espera marido

Para essa receita eu usei uma panela de cerca de 30cm de diâmetro e uns 10-15cm de altura e ela quase não comportou o doce. Dá pra fazer mas fica desconfortável e eu precisava desligar o fogo toda hora que o leite subia. Isso não atrapalha o resultado final, mas é chato, e como essa é uma receita demorada a gente acaba desanimando.

Além disso, você pode perfumar o leite com um pedaço de canela, cravos, casca de laranja ou o que preferir. Eu gosto desse doce com o sabor mais neutro, mas eu sou uma pessoa que gosta de doces de ovos. Aliás, esse é um doce de ovos e leite, ele vai ter esses sabores. E não, passar as gemas pela peneira não vai ajudar a reduzir o cheiro de ovo, mas usar ovos frescos pode evitar odores mais fortes.

Por fim, o ponto. Eu gosto de cozinhar até que ao passar a colher pelo doce eu consiga ver o fundo da panela. Dessa forma o espera marido fica mais firme depois de gelado, cremoso mas sem escorrer da colher. Você pode deixar cozinhar um pouco menos para um doce mais molinho. Então mantenha em mente que ele vai firmar depois de gelado.

taça de espera marido

taça de espera marido servida sobre um prato de sobremesa e com uma colher dourada

Espera Marido

Ingredientes
  

  • 1 lata leite condensado (395g)
  • 2 latas leite a lata de leite condensado é a medida
  • 3 ovos

Instruções
 

  • Em uma panela grande junte o leite condensado e o leite e leve ao fogo até ferver.
  • Enquanto isso separe as claras das gemas. Bata as claras em neve. Adicione as gemas, uma a uma, batendo a cada adição.
  • Quando o leite estiver fervendo baixe o fogo, adicione os ovos batidos, e mexa apenas de vez em quando.
  • Deixe essa mistura cozinhar, mexendo de em quando e lembrando de raspar o fundo para não grudar e queimar.
  • Quando o líquido começar a secar e engrossar mexa constantemente, até atingir um ponto parecido com o de brigadeiro mole: Ao raspar a colher no fundo da panela tem que dar tempo de ver o fundo antes de o doce voltar.
  • Transfira para um prato ou vasilha que tenha tampa. Espere esfriar totalmente antes de tampar. E guarde na geladeira.

———————————
Em 2018: Bolo de Chocolate com Creme de Caramelo
Em 2021: Kamikaze