Crepioca

Crepioca é uma receita simples, extremamente versátil e que ganhou uma fama de “fitness” que nem precisa ser verdadeira e nem deveria espantar quem não é desse mundo.

crepioca

A primeira vez que ouvi falar em crepioca, lá em 2015 (data original desse post) eu só recebi a informação de: “coloca ovo na tapioca que fica gostoso”. Experimentei, e ficava mesmo. Tanto que resolvi que valia fazer um post, e fui pesquisar. Foi só então que descobri que crepioca era uma coisa bem famosa, no mundo das academias.

Veja bem, um mundo do qual eu passo bem longe.

E fiquei meio boba de que a crepioca estivesse sendo vendida como uma comida “saudável” ou “fit”. Faz todo o sentido de que algo sem glúten seja vendido assim, mas isso não quer dizer que seja verdade. Não existe alimento saudável, nenhuma comida pode ser considerada isoladamente nesse aspecto. Então não, você não vai me ver falando que crepioca é uma ótima alternativa ao pão de sal, por exemplo.

crepioca com queijo

Mas com certeza eu afirmo que a crepioca é uma ótima opção pra quem prefere cafés da manhã reforçados, ou pra quem tá atrás de uma lanche salgado rápido e muito customizável. E gostoso claro. Porque isso tudo essa receita é sim.

A mistura da farinha de tapioca, ou tapioca hidratada, com ovo forma uma massa que quando cozida fica com uma textura parecida com a de pão de queijo. Essa textura, aliás, sempre me puxa pra rechear as crepiocas com queijo, seja queijo minas como a da foto, seja mussarela, ou outras variedades. Mas dá pra rechear com outras coisas como tomatinhos por exemplo.

E dá pra fazer sem rechear também! Nesse caso eu capricharia mais nos temperos, incluindo algumas especiarias e/ou ervas secas ou frescas. Não que a versão recheada não possa ter mais temperos. A versão abaixo é apenas a base a partir da qual dá pra brincar bastante com os sabores. Mas é que sem o recheio eu acho que os temperos fazem mais falta.

Dito tudo isso, fica uma última dica: fogo sempre baixo. A crepioca pode ficar quebradiça bem fácil e se isso acontece antes do ovo ter aglutinado pode ficar difícil acertar a forma. O fogo baixo ajuda a tudo acontecer ao mesmo tempo.

Atualização: esse post foi atualizado em 2022, recebendo fotos novas e também atualizações no texto

crepioca com queijo minas

crepioca

Crepioca

Ingredientes
  

  • 1/4 xícara tapioca hidratada - aquela das panquecas
  • 1 ovo
  • 1 pitada sal
  • recheio a vontade

Instruções
 

  • Bata o ovo com o sal apenas até ficar homogêneo. Junte a tapioca e misture até desmanchar.
  • Espalhe em uma frigideira untada e leve ao fogo baixo. Quando as bordas começarem a dourar espalhe o recheio e dobre a crepioca pra fechar. Depois que cozinhar totalmente sirva em seguida

Notas

Mais detalhes sobre o recheio no texto acima

Salvar