Sorvete de menta com chocolate

Sorvete de menta com pedaços de chocolate feito com a planta de verdade e sem corante nem saborizante comprado pronto.

sorvete de menta

O que não seria nenhum problema gente. Muitas vezes usar essência ou extrato pra saborizar nossas receitas fica muito mais fácil. E eu entendo que um sorvete de menta bem verdinho vende muito mais fácil do que um pálido igual esse. Mas já que a ideia é fazer em casa, pra consumo próprio, eu fiquei curiosa em testar só com a folha de hortelã mesmo.

E falando na hortelã, já nessa parte da receita dá pra variar um monte! Menta e hortelã são dois nomes que muitas vezes são usados pra mesma planta mas que também podem ser espécies diferentes dependendo do local. São muitas variedades de hortelã cada uma com um sabor específico e dá pra brincar um monte com essa diversidade. Por exemplo: a receita original é feita com uma variedade conhecida pelo sabor mentolado, mas eu preferi testar com a hortelã-pimenta, conhecida por ser menos mentolada e mais aromática.

E mais usada em pratos salgados também.

sorvete de menta

Isso tudo posto, fica a dica: use a que você preferir ou tiver acesso. O mesmo vale pro chocolate. Eu usei meio amargo porque é esse que mantenho em casa para cozinhar. Vale ao leite e vale branco também. Outra coisa que vale? Trocar os cremes de leite. A melhor opção é o creme de leite fresco. O teor de gordura dele é bom pra sorvetes, e é só creme, mais nenhuma adição. Como eu quase nunca tenho acesso a ele, costumo usar o creme de lata, sem soro. Funciona bem e eu acho uma opção muito viável. Pra esse eu usei o creme de caixinha pra testar. E funcionou muito bem também! Então se esse é o único que você tem a mão, pode usar sim que dá certo.

Uma outra dica que vale pra várias receitas de sorvete: uma dose de bebida alcoólica sem sabor forte, como vodka por exemplo. Ou de um sabor que você ache que vai combinar com o sorvete. Para 1L de sorvete eu costumo usar 1 dose, mas essa não é uma medida muito exata. Ela serve pra deixar o sorvete mais macio mesmo estando congelado. E, como o que faz diferença é o álcool, ela precisa ser adicionada só com a mistura já fria. E sim, o álcool continua presente no sorvete, então não é uma dica que vale pra todo mundo.

Sorvete de menta com chocolate – original aqui

500ml de leite fervente
1 xícara de hortelã*
400ml de creme de leite**
3/4 xícara de açúcar
5 gemas
1/4 colher chá de sal
75g de chocolate meio amargo

*para medir aperte as folhas na xícara medidora
**mais sobre esse ingrediente acima

Junte as folhas de hortelã com o açúcar e esmague até que forme uma pasta verde. Retire o leite do fogo e junte essa pasta nele; misture bem e cubra com um pano. Deixe descansar 30min para que o leite pegue o sabor a hortelã e então coe.

Em uma panela grande misture as gemas com o sal e o creme de leite. Acrescente o leite saborizado e leve ao fogo médio mexendo até cozinhar e formar um creme. Caso o seu leite talhe não vai formar um creme mas ainda dá pra fazer o sorvete; apenas deixe cozinhar por uns 2min depois que ferver e tá bom.

Esfrie esse creme, primeiro trocando de vasilha e então fazendo um banho-maria invertido (com gelo) e misturando até parar de sair vapor. Leve para geladeira por algumas horas ou de um dia pro outro. Depois que o creme estiver gelado existem duas opções: bater na sorveteira ou preparar outro banho-maria invertido e bater com uma batedeira de mão enquanto mantém no banho-maria invertido.

Derreta o chocolate e quando o sorvete estiver firme continue batendo e vá adicionando o chocolate num fio contínuo. Quando mais fino esse fio menores os pedaços de chocolate no sorvete. Quando todo o chocolate estiver no sorvete pare de bater e transfira tudo para uma vasilha com tampa. Leve para o congelador por 6h ou de um dia pro outro antes de servir.

—————————-
Em 2015: Crepioca
Em 2016: Muffins de banana e chocolate
Em 2020: Sorvete de ricota