Doce de Laranja

Continuando a saga dos doces tradicionais, na minha lista de favoritos (que sei fazer) entra o doce de laranja. Simples e sem firulas é apenas uma laranja em calda e pronto. E não precisa de mais nada! Quer dizer, se quiser acrescentar um queijo minas fresco aí é o céu!

É um doce que dá trabalho no pré preparo, vide o passo a passo nas fotos. Mas uma dica: por aqui a gente aproveita a época da laranja, colhe um monte, pré prepara o monte, e congela grande parte. E aí tem laranja pronta pra ir pra calda pro resto do ano! Congelador é uma bênção que muitas vezes a gente não lembra de aproveitar, como no caso dos caldos caseiros.

Mais uma coisa: a laranja ideal para esse doce é a laranja da terra, mas já fiz até com limão siciliano e rolou numa boa. Experimente e veja qual gosto é melhor para você.

Doce de laranja em calda

20 laranjas da terra
2 litros de água + água para a fervura + mais um bocado pro molho
6 xícaras de açúcar cristal

Comece preparando as laranjas. Com um descascador de legumes ou uma faquinha bem afiada retire a casca externa da laranja. Apenas aquela parte que a gente usa como raspas. Corte a laranja em cruz, mas sem chegar até a base, as pétalas não devem se separar. Assim, até pode, mas o doce fica muito mais bonito se você conseguir deixar as 4 partes juntas. E com a ajuda de uma colher, ou do seu dedão, retire o miolo. A parte que você usa no doce é só aquela branca, amarga, que normalmente a gente joga fora. Agora repita esse procedimento com as outras 19 laranjas. Ou seja louco como eu e faça isso com 3 sacas de laranjas.

Laranjas prontas, hora de diminuir o amargor delas. Arranje uma vasilha grande o bastante para cobri-las com água, e deixe de molho por 3 dias. Troque a água no mínimo 2 vezes ao dia. Você vai perceber que a água vai ficando amarelada, isso são as essências de laranja que estão diluindo na água, basicamente é o amargo indo embora. Se você prefere seu doce com um toque mais amargo é só diminuir esse tempo. Importante, se quando você fizer o doce forem dias quentes, guarde as laranjas de molho na geladeira, é melhor prevenir né. Como fiz no inverno, tava um frio danado, elas puderam ficar em cima de pia, cobertas por um pano mesmo.

Se você quiser congelar, é agora a melhor hora, antes de ir pra panela para não perder em textura. Escorra bem a água do molho, coloque em uma sacola e identifique e pronto, só colocar no congelador. Duram até 6 meses. Se não quiser congelar é só colocar em uma panela grande, cobrir com água, e deixar cozinhando em fogo médio até que fiquem macias.

Quando as laranjas estiverem cozidas você vai ver que a água terá ficado amarela. Jogue fora. A água, não as laranjas!!! Acrescente os 2 litros de água da receita e o açúcar para fazer a calda. Misture apenas o suficiente para dissolver o açúcar, e com cuidado para não quebrar as laranjas, e deixe cozinhando em fogo baixo. O ponto é quando você pegar a calda com uma colher e, ao derramar, ela demorar a escorrer, formando um fio.

Se você perceber que enquanto cozinha a calda está ficando em pouca quantidade é só acrescentar mais açúcar. Espere o doce esfriar antes de transferi-lo para um pote com tampa. A calda agirá como conservante, mas mesmo assim guarde na geladeira. E mantenha as laranjas sempre cobertas pela calda para que não mofem. Dessa forma seu doce durará alguns meses (3 mais ou menos). Você pode fazer mais calda apenas misturando água e açúcar e levando ao fogo até engrossar, e depois acrescentar no pote do doce, mas lembre-se de deixar esfriar um pouco antes de juntar ao doce gelado. E se acabar o doce e sobrar calda, ela pode ser utilizada para qualquer outra receita que tenha calda de açúcar no meio. Eu gosto muito de simplesmente derramar uma colherinha da calda sobre uma fatia de queijo…

 

 

 

 

 

Salvar