Grissini

Também conhecido como palito pra comer com patê. Eu tava querendo uma receita de um biscoito salgado básico, pra comer com patês e molhinhos, pra acompanhar a minha querida taça de vinho tinto gelado.

(Sim, eu bebo tinto gelado, podem ficar a vontade pra trocar por branco e me chamar pra experimentar…rs)

grissini

Eu tinha uma receita de grissini, mas feito com massa folhada. Acho que era um grissini meio no truque, sabe? Como não tinha massa folhada em casa, corri pra internet atrás de uma receita de “biscoito salgado básico”. E, pra variar, o Panelinha me salvou. Essa receita veio de lá e a única mudança que fiz foi trocar a erva doce por gergelim, mais a minha praia. E claro, não passei a gema porque eu tenho memória de peixinho dourado e esqueci completamente dela. Se você não tiver gema sobrando em casa pode fazer numa boa que fica bom também!

Atualização: Em 2018 refiz essa receita, para as novas fotos, e usei a gema para pincelar antes de cobrir com o gergelim. A presença da gema realmente não interfere no sabor, mas facilita muito a vida na hora de cortar e torcer os grissinis.

grissini

Grissini – original aqui
xícara de 240ml

2 1/4 xícara de farinha de trigo
100g de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de leite
1/2 colher chá de sal
1 colher sopa de fermento em pó
1 gema para pincelar
2 colheres sopa de gergelim – ou o que você preferir

Junte a farinha, a manteiga, o sal, o fermento e o leite em uma vasilha e misture bem. Sove a massa até que fique lisa. Embrulhe em filme plástico e leve a geladeira por cerca de 30min.

Abra a massa em uma superfície enfarinhada até ficar com cerca de 0.3cm de espessura. Pincele com a gema e espalhe as sementes de gergelim sobre a massa. Corte a massa com 20cm de largura e então corte tiras de 0.5cm de largura. Torça cada tirinha ligeiramente, como um parafuso e transfira para uma assadeira enfarinhada. Leve ao forno a 180° por cerca de 15min, ou até dourar. Deixe esfriar antes de guardar para que fiquem crocantes.

PS: Tá vendo o molinho ali na foto? Amanhã tem a receita aqui. Já tem a receita aqui. E adianto que é super fácil!

Salvar