Bolo de Chocolate com Cointreau

Chocolate com Cointreau são os sabores principais desse bolo fofinho e leve, e que ainda conta com uma calda com os mesmos sabores. E eu contei que é tudo vegano?

bolo de chocolate com cointreau

Não era a intenção, quando eu vi o título “bolo de chocolate com bitter de laranja” já imaginei substituir o bitter por licor e fiquei com vontade. Quando fui ver a receita em si percebi que o bolo e a calda eram veganos. Não sou vegana, mas não me importo se a receita for… Aqui no Cozinha volta e meia aparecem receitas tornadas veganas ou que calham de ser. É o caso desse bolo.

E no bolo em si foram apenas duas trocas: a receita original usa cacau e eu, como sempre, usei chocolate 50%. Eu fiz isso porque sei que esse chocolate que eu uso é só uma mistura de cacau com açúcar, portanto vegano. Se você tiver cacau em casa é só pegar a quantidade pedida de chocolate e colocar metade cacau e metade açúcar. E ainda no chocolate mais uma dica: esse é um bolo de chocolate amargo. Se você prefere sabores suaves tira 1/2 xícara do chocolate e troca por 1/4x de farinha e mais 1/4x de açúcar.

Ainda no bolo, a principal troca é a que tornou esse um bolo de chocolate com Cointreau. Dá pra usar um bitter no lugar? Claro! Mas então use apenas metade da quantidade que eu indiquei na receita abaixo. E também dá pra usar qualquer outro licor de laranja que você tiver em mãos. Por último, a calda: mudei tudo, fiz uma nova que não tem nada a ver com a original além do sabor chocolate com Cointreau.

Bolo de Chocolate com Cointreau – original aqui

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de chocolate em pó 50%
1/2 xícara de açúcar – cristal ou refinado
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
1 1/2 xícara de água
3/4 xícara de óleo vegetal
2 colheres sopa de Cointreau*

Prepare uma forma redonda de 20cm de diâmetro untando e cobrindo com chocolate em pó. Ligue o forno a 200C para ir aquecendo.

Em uma vasilha misture os ingredientes secos e reserve. Em outra misture a água com o óleo e o Cointreau. Junte o conteúdo as duas vasilhas e misture delicadamente, apenas até ficar homogêneo. Transfira para a forma preparada e leve para o forno até assar completamente. Espere esfriar antes de desenformar e cobrir com a calda:

1/2 xícara de açúcar refinado ou cristal
1/4 xícara de chocolate em pó 50%
1/2 xícara de água
1/4 xícara de óleo vegetal
2 colheres sopa de Cointreau
raspas de laranja

Junte todos os ingredientes da calda, exceto as raspas, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Baixe o fogo e conte 3 minutos fervendo, e mexendo, e desligue. Deixe amornar antes de cobrir o bolo, mas use ainda morna porque ela endurece depois de fria. Salpique as raspas sobre o bolo e deixe a calda secar antes de servir.

*eu falo sobre substituições no texto acima

—————————–
Em 2014: Grissini
Em 2015: Bolo invertido de pera
Em 2016: Sidecar
Em 2019: Biscoitos Granulados