Biscoito Passatempo… a tentativa

Quando você que gosta de cozinhar lê o título “Biscoito Passatempo caseiro” é tipo o céu na terra né? Eu pelo menos já fiquei imaginando uma baciada de passatempos só pra mim!! Ou pra quem tivesse em casa na hora…

Pois é, digamos que o céu veio pela metade… O biscoito realmente é uma delícia e eu quero uma baciada só pra mim. O recheio é que deixa a desejar. Vou passar a receita porque a coisa fica gostosa então vale saber como faz. Mas já aviso, não é (NÃO MESMO) recheio de biscoito passatempo…

Passado o desapontamento inicial com o creme de chocolate, fui analisar o biscoito e o recheio separadamente. Duas coisas: o biscoito é uma base muito boa pra qualquer coisa! E a ideia de cortar quadradinho, um pouco menor que o passatempo original, transforma num petisco muito bom pra acompanhar aquele café no meio do dia por exemplo.  Já o recheio, deixe na geladeira um pouco pra ficar mais firme e use como acompanhamento daquele bolo branco sem graça (aquele de padaria, sem gosto sabe?), ou mesmo como cobertura de um muffin/cupcake mais ácido ou amargo.

Agora, detalhes sobre a receita. A original tem a relação manteiga x farinha meio confusa, então fui mudando até achar um ponto decente. Essas alterações já estão na receita abaixo. Mas recomendo sempre se apegar ao ponto da massa antes das quantidades indicadas, isso em qualquer receita.

biscoito passatempo 2Biscoito Passatempo – original aqui
xícara de 240ml

3 1/4 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar refinado
1 colher chá de fermento químico
1/2 colher chá de sal
110g de manteiga sem sal
2 ovos
1 colher chá de essência de baunilha – não usei

Peneire a farinha, o fermento e o sal juntos e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até virar um creme fofo. Acrescente os ovos e a baunilha e bata até ficar homogêneo. Junte a farinha aos poucos e vá amassando até ficar uma massa lisa, coesa, e que não grude.

Com um rolo abra a massa até ficar com 3mm e corte em quadrados. Leve ao forno (180°) em assadeira com papel manteiga (ou tapete de silicone) por cerca de 15 minutos, até começar a dourar. Não deixe ficar muito dourado pois quanto mais tempo de forno mais duro o biscoito vai ficar depois.

biscoito passatempo 3Recheio Passatempo, ou não…
xícara de 240ml

1/2 xícara de manteiga sem sal
2 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro*
1 colher sopa de leite
4 colheres sopa de chocolate em pó – 50% de açúcar ou menos

Bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme fofo. Junte o chocolate e o leite e misture até virar uma pasta. Se ficar muito firme acrescente um pouco (bem pouco) de leite. isso vai depender da quantidade de cacau no seu chocolate.
Usei para rechear os biscoitos ou cobrir um bolo ou comer de colher, vai saber….

* Se não tiver açúcar de confeiteiro coloque um pouco de açúcar no liquidificador e bata até ficar mais fino. Só então meça a quantidade da receita.

biscoito passatempo

Salvar

Salvar