Derby, drinks e corridas de cavalo

Derby é um cocktail feito em homenagem a uma corrida de cavalos e que mistura Whiskey com Vermute e Licor de Laranja.

derby

Então finalmente temos um drink com historinha direitinho, portanto vamos a ela: tem uma corrida de cavalos (turfe) em Louisville chamada Kentuky Derby que é muito da famosa e tem mais de 140 anos de história. Esse drink foi feito em homenagem a ela e por isso ganhou o nome de The Derby (O Derby). E claro já tem um monte de versões diferentes dele…

A versão que eu vi mistura Bourbon, Vermute Doce e Curaçao com limão siciliano. A minha foi feita com os ingredientes mais parecidos com esses, que eu tinha em casa. Então o Bourbon virou Jack Daniels, o Curaçao virou Cointreau e o limão foi o Taiti mesmo. O que eu quero dizer com isso é: adapte! O licor de laranja pode ser qualquer um, inclusive um caseiro. E o whiskey vai ser o que você tiver costume de beber. Se você entende horrores de whiskey e tem vários pra escolher então beleza, vá de Bourbon.

Agora, não só eu fiz uma adaptação na receita original, mas eu também tentei uma versão borbulhante dele. Estamos em dias de sol por aqui, então eu fui tentar transformar esse drink em algo mais com cara de verão. E daí saiu uma versão Derby Fizz: o mesmo drink da receita abaixo, mas com 2 doses de soda limonada, servidos numa taça maior. O resultado é um drink beeeem suave e ligeiramente mais docinho. E aí já ficam duas dicas extras: quer a versão fizz mas não quer um drink doce? Use água com gás no lugar da soda. Prefere drinks mais amargos? Água Tônica no lugar da soda limonada.

derby

Derby – original aqui

1 dose de whiskey
1/2 dose de vermute doce
1/2 dose de Cointreau
3/4 dose de limão
1 quarto de limão e hortelã para guarnecer

Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira cheia de gelo e coe em uma taça rasa. Guarneça a borda da taça com o quarto de limão e um raminho de hortelã e sirva em seguida.

——————————
Em 2015: Docinho de Palha Italiana
Em 2017: Bolo de avelã
Em 2019: Raviólis de beterraba