Bolo de Laranja

A receita de hoje é de família, ou quase. Era o bolo de laranja de minha mãe, dessas receitas bem fáceis de bater os ingredientes no liquidificador e depois só misturar com a farinha. E ainda ia laranja inteira. E o resultado era um bolo enorme, bem massudo (adoro) com gosto de laranja e aquele amarguinho bem suave no final do gosto, sabe?

bolo de laranja

Mais tarde na vida esse bolo de liquidificador também ganhou post, que tá nesse link.

Daí que eu que fui fazer o bolo, e eu não me aguento se não mexer na receita né… “E se” no lugar da laranja inteira fosse só o suco? E se no lugar do liquidificador só misturasse tudo? Afinal, não tinha mais que bater a laranja…*

bolo de laranja

O resultado foi um bolo completamente diferente! Mais fofinho (adoro também) e com o gosto de laranja mais suave, e sem amarguinho no final. Boa notícia pra quem não gosta (pena, eu gosto…). Pra aumentar o gosto de laranja fiz essa cobertura, de açúcar com laranja, bem simples, que também serve pra dar um charme. Tipo um acabamento sabe…

bolo de laranja

Bolo de Suco de Laranja

2 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar refinado
1 colher sopa de fermento químico
3/4 xícara de óleo
2 ovos grandes
250ml de suco de laranja

Em uma vasilha misture todos os ingredientes secos. Espalhe essa mistura para as laterais da vasilha e no meio coloque os ovos e o óleo. Vá misturando e acrescentando o suco de laranja aos poucos. Com essa massa não precisa preocupar em misturar delicadamente, é pra bater mesmo, até começar a formar bolhas. Transfira para uma assadeira de cerca de 20x35cm untada, e leve ao forno a 180° por cerca de 40 minutos, até dourar.

Para a cobertura usei açúcar de confeiteiro e suco de laranja. Não tem medida, acrescente o suco a cerca de 1 xícara de açúcar até que forme uma pasta mole, e então espalhe sobre o bolo, já frio. Se não quiser o gosto de laranja muito forte vale trocar metade ou todo o suco por água.

* Pra quem quiser experimentar a receita original é só trocar o suco por uma laranja Bahia, das grandes, inteira. Pique-a e bata no liquidificador com os outros ingredientes, menos a farinha e o fermento. Depois em uma vasilha misture a farinha, o fermento e a mistura batida. Leve pra assar do mesmo jeito que a nova versão.

Salvar