Panquecas de Vegetais, quase coreanas

Panquecas de vegetais que precisam de poucos ingredientes e aceitam muitas substituições, e que são a adaptação de uma adaptação.

panquecas de vegetais

E é assim que esse site funciona basicamente né? Eu pego a adaptação que alguém fez de uma receita e adapto ela para o que funciona na minha cozinha. No caso dessas panquecas eu peguei a versão do Mark Bittman e mudei pouca coisa. Na verdade só as farinhas, que com ela são metade farinha de trigo metade farinha de arroz; e aqui em casa virou tudo farinha de trigo.

Também adaptei ligeiramente o processo, “secando” as abobrinhas antes de tudo, pra evitar panquecas muito molengas. Eu explico isso direitinho na receita abaixo. Ali eu também conto que usei cenoura, abobrinha e cebolinha para serem os vegetais dessas (dãã) panquecas de vegetais. Mas a verdade é que dá pra fazer um monte de trocas aqui. Vale usar só um desses vegetais, só aumentando a quantidade. Vale trocar pelo que tiver na geladeira, repolho, rabanete, milho, ervilha… Vale usar mais vegetais, menos vegetais…

Aliás, bom martelar esse ponto: as medidas não precisam ser super certinhas. Se você usar cenouras grandonas e eu usei pequenas, a única coisa que vai acontecer é que a sua panqueca vai ter mais gosto de cenoura. Não vejo nenhum problema nisso. A minha dica seria sempre tentar fazer as panquecas bem fininhas e bem douradas. Mas essa foi só a forma que eu gostei, talvez a dica devesse ser experimente diferentes espessuras e veja qual você gosta mais!

panquecas de vegetais

Panquecas de Vegetais – originais aqui

2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
1 colher sopa de óleo
20 cebolinhas
2 cenouras
1 abobrinha
1 colher chá de sal
1 1/2 xícara de água

Rale a abobrinha no ralo grosso e salpique com o sal; deixe em um escorredor sobre um prato por cerca de 30min. Passado esse tempo aperte delicadamente as abobrinhas para tirar o excesso de água. Rale a cenoura também no ralo grosso e corte a cebolinha em pedaços de cerca de 3cm de comprimento e misture tudo.

Em outra vasilha misture os ovos com o óleo e a água até ficar homogêneo; acrescente a farinha e misture apenas até não ter mais bolotas de farinha na massa. Então adicione os vegetais e misture tudo.

Para montar as panquecas unte uma frigideira e espalhe uma colherada generosa no meio dela. Espalhe a massa para que a panqueca fique fina e tampe a frigideira. Cozinhe em fogo baixo até a superfície da panqueca ficar seca, então vire e deixe dourar do outro lado com a frigideira destampada. Repita o processo com o restante da massa.

——————————
Em 2015: Calda de Chocolate
Em 2016: Geleia de Goiaba
Em 2018: Drink de Nutella